ABCS lança livro técnico no mais importante evento científico da suinocultura mundial

Publicado em 23/06/2022 14:49
O lançamento oficial de ocorreu na última quarta-feira (22), presencialmente no Rio de Janeiro durante o IPVS 2022. A publicação já está disponível no site da ABCS!

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) lançou na última quarta-feira (22), presencialmente no Rio de Janeiro durante o segundo dia do IPVS 2022, na presença de profissionais do setor, pesquisadores, professores e membros da imprensa, o livro “O Uso prudente e eficaz de antibióticos na suinocultura”, elaborado para contribuir com o debate e com a construção de conhecimentos referentes à resistência aos antimicrobianos nas cadeias produtivas. O objetivo da obra é alertar e orientar, já que o uso excessivo e inadequado de antimicrobianos pode levar ao aparecimento de bactérias resistentes à ação de medicamentos, colocando em risco o controle de doenças e sendo uma ameaça crescente à saúde humana, animal, e ao meio ambiente. 

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, fez a abertura da cerimônia e em nome de todos os produtores parabenizou e agradeceu a atuação dos médicos veterinários na cadeia de suínos, já que o tema do livro conversa tanto com esses profissionais. Ele explicou que o uso racional de antibióticos é uma ação importantíssima, para resguardar a saúde do rebanho brasileiro e a manutenção do mercado e do agronegócio. Já a diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke, destacou o desafio e a missão compartilhada que é reduzir o uso de antimicrobianos. “A suinocultura para nós que atuamos no setor representa muito amor, força, trabalho e resiliência. Esse livro não teria saído sem o apoio de todos, por isso gostaria de agradecer aos autores e demais instituições que contribuíram direta ou indiretamente com esse trabalho.” Também participaram do lançamento a Auditora Fiscal Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Diretora de Biosseguridade IPVS2022, Lia Coswig, Presidente IPVS2022, a Fernanda Almeida e a pesquisadora da Embrapa Suínos e Aves e autora do livro, Jalusa Kich. 

Sobre o livro

Com uma abordagem integrada e aplicações práticas que são fundamentais para a redução do uso dos antimicrobianos, a publicação possui 10 capítulos escritos por 34 profissionais renomados. Os temas desenvolvidos e estruturados adotam uma visão integrada na suinocultura, envolvendo bem-estar animal, biossegurança, programas de vacinação, diagnóstico e monitoramento de doenças e implementação de substitutivos a antibióticos para o fortalecimento da resposta imunológica e equilíbrio da microbiota dos animais. 

O livro digital está disponível no site da ABCS, acesse aqui: https://abcs.org.br/categoria_material/livros/ 

Um trabalho da suinocultura brasileira para toda a cadeia 

A publicação foi construída com o apoio da Abraves, Aliança, 333 Brasil, MAPA, Embrapa Suínos e Aves e também das empresas do setor, frigoríficos, associações e produtores que contribuem com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), visando o aprimoramento de todos os elos da cadeia de suínos, e é destinada a médicos veterinários, produtores, fiscais, gerentes de granjas, responsáveis técnicos e demais profissionais que atuam do campo à indústria.

livro suíno suínos suína suinocultura suinocultor abcs
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
ABCS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário