Comissão debate medidas para mitigar prejuízos do setor de suinocultura

Publicado em 04/07/2022 17:28 e atualizado em 06/07/2022 15:14

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados promove audiência pública na terça-feira (5) para discutir sobre as medidas para mitigar os prejuízos financeiros da suinocultura nacional.

O debate foi solicitado pela deputada Aline Sleutjes (Pros-PR). De acordo com ela, a alta dos grãos e o dólar elevado têm impactado de forma significativa os custos da atividade, que tem a grande maioria dos insumos balizados pelo preço da moeda norte-americana.

"Com os prejuízos acumulados, muitos produtores têm reduzido o rebanho ou abandonado a atividade, movimento que faz com que haja aumento repentino da oferta de carne suína no mercado, o que impede a elevação dos preços para o mercado final", diz a deputada. "A crise da suinocultura brasileira também afeta o faturamento das cooperativas e agroindústrias que são abastecidas pelos animais criados por seus produtores integrados."

Foram convidados:

o coordenador-geral de Culturas Perenes e Pecuária da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Antonio Fagundes Salomão;
o chefe da Assessoria Especial de Estudos Econômicos do Ministério da Economia, Rogério Boueri;
o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin;
o conselheiro de Mercado da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) Valdecir Folador; e
o presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Marcelo Valles Bento.
A audiência pública será realizada no plenário 6 às 10 horas.

 

Fonte:
Agência Câmara

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário