Maior produtor de alimentos do Paraná, Toledo vai contar com unidade da Embrapa
Com o pensamento em suprir suas necessidades de médio e longo prazo, Toledo busca parcerias para contar com o que há de melhor para seu território. Focada neste objetivo, após um longo trabalho, a administração municipal e demais parceiros colhem mais um fruto desse empenho. Em reunião realizada em Brasília nesta semana uma comitiva liderada pelo prefeito Beto Lunitti e composta por empresários, lideranças da sociedade organizada e demais integrantes foi informada sobre a instalação de uma Unidade Mista de Pesquisa e Inovação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Toledo.
A notícia veio pelo presidente da entidade, Celso Moretti, e foi comemorada pelos toledanos presentes na audiência e também pelo deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agricultura, Sérgio Souza. Conforme o prefeito Beto Lunitti, as pesquisas desenvolvidas na unidade darão ênfase à suinocultura, avicultura e piscicultura. “São áreas de destaque dentro da nossa produção agropecuária e que com certeza serão potencializadas”, disse o prefeito Beto Lunitti.
O gestor municipal destacou a importância do momento e agradeceu aos diversos atores envolvidos com a conquista. “Trata-se de um momento ímpar, um esforço de meses em conjunto com a Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, comandada pelo Diego Bonaldo, com total empenho do gabinete do deputado federal Sérgio Souza. É uma conquista possibilitada por diversos atores”.
Ainda em sua fala, Lunitti destacou a participação das lideranças toledanas, em especial do empresário Luiz Donaduzzi. “Uma coisa se conecta à outra, a pesquisa no ambiente apropriado [Biopark] e novas frentes que podem se estabelecer, como o aproveitamento dos conhecimento da [Indústria Farmacêutica] Prati-Donaduzzi na produção de medicamentos e abrir possibilidades para o desenvolvimento de uma linha de medicamentos uso veterinário”.
O presidente e fundador do Biopark, Luiz Donaduzzi, que também estava na Capital Federal, ressalta que a vinda da Embrapa para o Biopark amplia as possibilidades de desenvolver produtos para os agricultores, bem como para as cooperativas da Região, que é um polo do agronegócio do País. “Teremos produtos direcionados ao campo, com utilização imediata na melhoria da produtividade e da sanidade animal. Temos também a possibilidade de trazer professores, pesquisadores, cursos de grandes universidades e empresas relacionadas com o agronegócio”, explicou.
A partir de agora, acontecerão as tratativas das partes operacionais relacionadas à implantação da unidade. Para dar suporte ao trabalho da Embrapa, o Biopark vai implantar um Living Lab. “A vinda da Embrapa para o Biopark é realmente um sonho, que hoje se torna realidade. Estamos muito felizes e sabemos que de agora pra frente temos mais trabalho e muito mais responsabilidade também”, comemora Luiz Donaduzzi.
Comitiva - A audiência contou com a presença do deputado federal Sérgio Souza, dos presidentes do Biopark, Luiz Donaduzzi; da Prati-Donaduzzi, Eder Maffissoni; do Programa Oeste em Desenvolvimento, Rainer Zielasko; da associação Comercial e Empresarial de Toledo, Anaide Holzbach de Araújo; e do Sindicato Rural de Toledo, Nélson Gaffuri; além do secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo.
0 comentário
Diplomacia e status sanitário estimulam as exportações de suínos do Paraná
Exportações de carne de frango e de carne suína registram alta em janeiro
Ovos/Cepea: Preços avançam pela 2ª semana consecutiva; altas chegam a 28%
Frango/Cepea: Preço cai pelo 3º mês seguido e opera no patamar de gripe aviária
Treinamento no RS orienta responsáveis técnicos sobre nova certificação de Granjas de Reprodutores Suínos
Estudo revela colapso precoce do sistema imunológico em suínos infectados pela Peste Suína Africana