Entidade europeia aponta que esta pode ser a maior epidemia de gripe aviária sazonal de todos os tempos

Publicado em 14/07/2022 10:37

Segundo informações divulgadas pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (European Food Safety Authority/EFSA, em inglês) cerca de 5.300 detecções de vírus da gripe aviária de alta patogenicidade (HPAI, na sigla em inglês) foram relatadas em aves domésticas, em cativeiro e selvagens em 36 países da União Europeia/Espaço Econômico Europeu Espaço  e no Reino Unido durante a temporada epidêmica de 2021-2022 , de acordo com a  última visão geral da HPAI da EFSA. Este é o maior número de casos da doença para uma temporada epidêmica já relatado. A persistência do vírus HPAI (H5) em aves selvagens indica que ele pode ter se tornado endêmico em populações de aves selvagens na Europa.

Um total de 2.398 surtos em aves domésticas levou ao abate de 46 milhões de aves nos estabelecimentos afetados. Mais da metade dos surtos de aves na Europa foi devido à disseminação secundária, de aves infectadas para outras granjas. Além disso, 168 surtos foram detectados em aves em cativeiro e houve 2.733 detecções de HPAI em aves selvagens em 36 países europeus. A atual temporada epidêmica de IAAP 2021-2022 ainda está em andamento, com casos em aves de capoeira e aves selvagens relatados até junho de 2022.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
EFSA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário