Campanha de entidade na Europa contra a peste suína africana é estendida pelo terceiro ano

Publicado em 26/07/2022 08:10

A campanha 'Acabe com a peste suína africana', realizada pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA, na sigla em inglês), foi prorrogada pelo terceiro ano consecutivo. É gerido em parceria com autoridades locais em dezoito países: Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, República Checa, Estónia, Grécia, Hungria, Kosovo, Letónia, Lituânia, Montenegro, Macedónia do Norte, Polónia, Roménia, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia.

(consulte o site aqui, em inglês)

“A propagação da peste suína africana continua a um ritmo alarmante, com surtos recentes na Itália e dois surtos esporádicos na Alemanha, perto das fronteiras da França e da Holanda, respectivamente. A peste suína africana não se limita ao javali na Europa Oriental e Central. É uma questão global que representa uma ameaça significativa para suínos, criadores e indústria de suínos e precisa ser enfrentada por todos nós juntos”, disse o Diretor Executivo da EFSA, Bernhard Url.

“Empoderar as partes interessadas e os atores econômicos por meio de informações é de suma importância para impedir a propagação da peste suína africana no continente. Graças a fortes ações no terreno, aliadas a campanhas de informação em curso, a UE conseguiu erradicar a PSA em vários países nos últimos anos, nomeadamente na República Checa e na Bélgica. No entanto, não devemos baixar a guarda, pois novos surtos são relatados regularmente”, disse o Diretor de Preparação para Crises da DG SANTE em alimentos, animais e plantas, Bernard Van Goethem.

A campanha abordará agricultores, veterinários e caçadores. Com a assistência de grupos de agricultores locais, organizações veterinárias, associações de caçadores e outros órgãos relevantes, a campanha visa aumentar a conscientização sobre como evitar a propagação da PSA.

Esta iniciativa faz parte dos esforços em curso da EFSA, da Comissão Europeia e de outros organismos internacionais para travar a propagação da PSA na UE e nos países vizinhos.

O que é a peste suína africana?
A peste suína africana (PSA) é uma doença viral que afeta porcos domésticos e javalis. O vírus é inofensivo para os seres humanos, mas está causando perturbações econômicas significativas em muitos países. Atualmente, não existem vacinas aprovadas para a PSA na Europa, portanto, um surto pode exigir o abate de um grande número de suínos mantidos em fazendas nas áreas afetadas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
EFSA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário