Adagro alerta sobre novo foco de Peste Suína Clássica no Ceará

Publicado em 04/08/2022 14:20

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) alerta produtores e comerciantes sobre um novo foco de Peste Suína Clássica (PSC) notificado na região de Chaval, localizada no Ceará. Para garantir a segurança alimentar da população e manter o rebanho de suídeos protegido, a Adagro mantém a Portaria nº 024/2019 que proíbe a entrada, circulação e comercialização de suídeos, produtos e seus subprodutos originários de regiões onde há registro de PSC.

“Pernambuco não registra casos de PSC desde 2001 e vamos seguir adotando medidas para proteger nosso plantel de aproximadamente 800 mil suínos”, esclarece o presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima. A portaria estabelece que, caso haja infração, as cargas apreendidas que vierem de locais com histórico recente de infecção pelo vírus serão destruídas, e animais sacrificados.

A enfermidade não causa riscos a seres humanos, mas é fatal entre os animais, sendo exigido o sacrifício de todos os suínos quando há novo foco da PSC. Em Chaval, 76 animais de nove propriedades que integram a mesma unidade epidemiológica morreram ou foram abatidos para assegurar a eliminação do foco.

PSC

É uma doença causada por um pestivírus relacionado à diarréia viral bovina, tendo alto nível de contágio e se proliferando facilmente em suídeos – sejam eles domésticos ou selvagens.

Na forma crônica, os sintomas mais comuns são: fraqueza, debilidade progressiva, pneumonia, diarréia, aborto, morte fetal com mumificação e nascimento de leitões fracos.

Na forma aguda, as manifestações são: febre alta, agrupamento dos animais pelos cantos da pocilga, orelhas e narinas azuladas, dificuldade de locomoção, diminuição do apetite, paralisia, tremores e convulsão.

No caso da forma aguda, a morte dos animais infectados ocorre entre quatro e cinco dias após os sintomas.

Algumas das medidas a serem tomadas caso ocorra infecção por PSC:

-Saber quais são os animais doentes e isolá-los dos demais;
-Desinfetar os veículos que transportam os suínos;
-Higienizar bem as mãos e vestimentas das pessoas que entraram em contato com os animais;
-Controle de pessoas e veículos;
-Descartar restos de comida e dejetos corretamente.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Adagro

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário