Mais pinguins morrendo de gripe aviária na colônia de praia de Boulders, na Cidade do Cabo

Publicado em 03/10/2022 10:49

Logotipo Reuters

CIDADE DO CABO (Reuters) - Mais pinguins morreram de gripe aviária na colônia da praia Boulders, na Cidade do Cabo, uma atração turística popular e um importante local de reprodução na África do Sul, levantando preocupações para a espécie e para outras aves marinhas.

David Roberts, veterinário clínico da Fundação Sul-Africana para a Conservação de Aves Costeiras, disse que pelo menos 28 dos cerca de 3.000 pinguins da colônia morreram da doença desde meados de agosto.

“Confirmamos a gripe aviária em 14 pinguins africanos desde meados de agosto”, disse Roberts, acrescentando que pelo menos outros 14 pinguins também foram afetados, mas não foram testados para o vírus.

“Esta é uma continuação do surto que aconteceu no ano passado e afeta várias espécies diferentes de aves marinhas e, no momento, estamos bastante preocupados porque o número de pinguins que estão sendo afetados e morrendo pela doença está aumentando”, acrescentou Roberts. .

Autoridades ambientais sul-africanas disseram em 16 de setembro que a cepa da gripe aviária altamente patogênica era semelhante à detectada no ano passado entre uma série de aves marinhas selvagens, incluindo cormorões-do-cabo e andorinhas-do-mar-comuns.

Roberts disse que os cientistas estavam monitorando a situação porque não estava claro como o surto evoluiria.

“Como o vírus é contagioso entre as aves, estamos fazendo todo o possível para reduzir a carga viral e a taxa de transmissão entre os pinguins”, disse Alison Kock, bióloga marinha dos Parques Nacionais da África do Sul, à Reuters.

Para identificar e remover aves doentes da colônia, cientistas sul-africanos realizam testes ou diagnosticam pinguins em seus sintomas, disse Roberts. Aves doentes e mortas são então sacrificadas e cremadas na tentativa de reduzir a propagação da doença.

“Quase não há risco para as pessoas do vírus, mas pedimos às pessoas que se certifiquem de que, quando visitarem a colônia, desinfetem seus sapatos, porque é transmissível entre diferentes colônias de aves marinhas e também fazendas de aves”, disse Kock.

Reportagem de Esa Alexander; Escrito por Anait Miridzhanian; Edição por Alison Williams

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário