México detecta gripe aviária H5N1 em fazenda perto da fronteira com os EUA

Publicado em 31/10/2022 08:26

Logotipo Reuters

CIDADE DO MÉXICO, 30 de outubro (Reuters) - O México detectou a grave cepa H5N1 da gripe aviária em uma fazenda comercial de 60.000 aves no estado de Nuevo León, na fronteira com os Estados Unidos, informou o governo neste domingo.

A descoberta na granja ocorre pouco mais de uma semana depois que o México relatou seu primeiro caso de gripe aviária H5N1, ou gripe aviária, à Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH), com sede em Paris.

A doença foi detectada quando o serviço de saúde agroalimentar do México testou amostras de uma fazenda em Montemorelos, Nuevo León, depois que um produtor local levantou preocupações, disse o Ministério da Agricultura do México em comunicado.

Uma quarentena foi declarada e um número não especificado de aves será sacrificado para controlar o surto, disse o ministério. Não disse quantas aves foram infectadas.

O primeiro caso do vírus no México foi detectado em uma ave selvagem no distrito de Metepec, a oeste da capital Cidade do México.

Outro caso de H5N1 foi encontrado em uma ave selvagem em Tijuana, no estado de Baja California, disse o Ministério da Agricultura do México, bem como em uma fazenda familiar de 186 galinhas em Chiapas, no sul do país.

A gripe aviária altamente patogênica, comumente chamada de gripe aviária, matou aves nos Estados Unidos e na Europa , com especialistas preocupados que o vírus não tenha diminuído este ano, como ocorreu anteriormente durante o verão no hemisfério norte.

Reportagem de Adriana Barrera; Escrito por Oliver Griffin; Edição por Tom Hogue

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário