Mapa autoriza Centro de Pesquisa de Eldorado do Sul a realizar exames de PSA e PRRS
A partir de agora, o Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Saúde Animal Desidério Finamor (CEPVDF), do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), vai poder realizar exames para detectar a Peste Suína Africana (PSA) e a Síndrome Respiratória e Reprodutiva Suína (PRRS). A autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foi dada nesta semana.
Os exames fazem parte das solicitações do programa de sanidade suídea da Seapi para a vigilância em suínos e são feitos no Centro de Eldorado do Sul. Da entrada do material ao envio do laudo, o prazo normal é de três dias.
“Com isso, o CEPVDF passa a apoiar o Plano de Vigilância para Suínos do Mapa com mais esses dois exames”, destaca Vilar Ricardo Gewehr, chefe do Centro de Diagnóstico e Pesquisas de Eldorado do Sul.
O Centro já realiza análises de brucelose, peste suína clássica, doença de Aujezsky e sarna. O CEPVDF pertence à Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Mapa e possui acreditação destes ensaios na norma ISO 17025 pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro.
“Nós entendemos que a aprovação da extensão de escopo, obtida pelo CEPVDF para diagnóstico de PRRS e Peste Suína Africana, é um ganho para a Defesa Sanitária Animal do Estado do Rio Grande do Sul e vai ao encontro do proposto no Plano Integrado de Vigilância de Doenças dos Suínos do Ministério da Agricultura”, destaca Juliane Galvani, do Programa Estadual de Sanidade Suídea (PNSS). Segundo ela, os laboratórios credenciados passam a efetuar os testes de triagem para estas doenças, agilizando o diagnóstico e, por consequência, favorecendo a rápida e efetiva atuação do Serviço Veterinário Oficial frente às ocorrências a campo.
Mais informações e contatos do CEPVDF: https://www.agricultura.rs.gov.br/saude-animal-ipvdf
0 comentário
Suinocultura brasileira encerra 2025 em um dos melhores ciclos da história e projeta novo avanço em 2026
Avicultura de SC mantém liderança em 2025
Granjeiros garantem crescimento em produção, exportação e biosseguridade de proteínas animais em 2025
Custos de produção de frangos de corte e de suínos aumentam em novembro
Ritmo exportado de carne de frango segue elevado na terceira semana de dezembro/25, mas preços recuam
Carne suína: embarques e faturamento avançam na terceira semana de dezembro/25