Estônia relatou surto de gripe aviária em granja

Publicado em 03/03/2023 15:33

Logotipo Reuters

PARIS, 3 Mar (Reuters) - A Estônia relatou um surto do vírus altamente patogênico da gripe aviária H5N1 em uma fazenda no norte do país, informou a Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH), com sede em Paris, nesta sexta-feira.

A granja, localizada na vila de Urge, no condado de Rapla, tinha 161 aves, incluindo galinhas poedeiras, patos, gansos, pombos e pavões, disse a WOAH, citando autoridades da Estônia.

Em 15 de fevereiro, uma galinha poedeira morreu repentinamente e foi enviada ao laboratório. Em 17 de fevereiro, 16 galinhas poedeiras também morreram e, em 2 de março, três gansos, três pavões e um pato também morreram, disse. Todas as aves restantes foram abatidas.

O altamente contagioso vírus da gripe aviária tem se espalhado pelo mundo, causando a morte de mais de 200 milhões de aves desde o início do ano passado e aumentando a preocupação dos governos e da indústria avícola, pois interrompe o fornecimento, aumenta os preços dos alimentos e representa um risco de transmissão. para humanos.

A Organização Mundial da Saúde descreveu a situação como “preocupante” depois que dois casos humanos confirmados de gripe aviária H5N1 foram encontrados em uma família no Camboja. Uma delas, uma menina de 11 anos, morreu na semana passada.

A Argentina suspendeu esta semana suas exportações de aves depois que um primeiro caso industrial de gripe aviária foi confirmado. (Reportagem de Sybille de La Hamaide, edição de Louise Heavens)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário