Filipinas confirma surto de peste suína africana em Cebu
![]()
MANILA, 8 de março (Reuters) - O departamento de agricultura das Filipinas confirmou nesta quarta-feira (8) um surto de peste suína africana na província central de Cebu e enviou equipes de resposta para detectar a extensão da infecção.
O Bureau of Animal Industry do departamento disse que 58 das 149 amostras de sangue da cidade de Carcar, em Cebu, deram positivo para a doença, que não é prejudicial aos humanos, mas é altamente contagiosa entre os porcos.
O surto mais recente aumenta a lista de casos ativos de peste suína africana em 12 das mais de 80 províncias do país do Sudeste Asiático, com base nos dados mais recentes do departamento de agricultura.
“Todos os criadores de suínos e partes interessadas são incentivados a relatar qualquer mortalidade e doença incomum de porcos aos seus respectivos escritórios agrícolas/veterinários”, disse o departamento em um comunicado.
A peste suína africana foi detectada pela primeira vez nas Filipinas em 2019, levando ao abate de milhares de porcos desde então e reduzindo significativamente a população suína doméstica.
A redução da oferta doméstica de carne suína levou as Filipinas a aumentar a importação de carne à medida que os preços locais disparavam, aumentando a pressão sobre a inflação.
Reportagem de Enrico Dela Cruz; Edição por Martin Petty
0 comentário
Importações de frango da China pressionam mercado de carnes na Rússia
Leste da Alemanha é declarada livre da Peste Suína Africana após mais de cinco anos de combate
Frango/Cepea: Exportações são recordes para janeiro
Ovos/Cepea: Exportações registram melhor resultado para o mês de janeiro em 13 anos
Exportações de ovos crescem 30,9% em volume em janeiro
Suínos/Cepea: Exportação atinge recorde para janeiro