Influenza aviária se espalha na Argentina, com surtos detectados em 12 províncias

Publicado em 23/03/2023 10:14

Buenos Aires, 22 mar (Xinhua) -- Casos de gripe aviária (IA) H5 se espalharam na Argentina, com casos positivos registrados na quarta-feira na cidade de Rawson, capital da província de Chubut (sul), elevando o número total de províncias afetadas nesta quarta-feira dia a 12 de um total de 24, segundo informações do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Alimentar da Argentina (Senasa).

O órgão estadual informou que foram detectados um total de 63 focos, distribuídos nas províncias de Córdoba (centro), Buenos Aires (centro), La Pampa (centro), Santa Fé (leste), Río Negro (sul), Jujuy ( norte) , Chaco (norte), Neuquén (sul), San Luis (centro), Salta (noroeste) e Santiago del Estero (norte), além de Chubut.

Ações de arrecadação foram organizadas em todos esses distritos para tentar conter a propagação da doença.

A Argentina confirmou o primeiro caso de IA de sua história em 15 de fevereiro na província de Jujuy, e desde então foram detectadas infecções em aves como galinhas, patos, gansos e perus, além de aves de fazendas comerciais.

Paralelamente às ações de triagem, o Senasa estabeleceu medidas de prevenção e vigilância em bairros sem casos e reforçou o controle nas fronteiras com Brasil, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

O órgão estadual recomendou que o setor produtivo “reforce as medidas de manejo, higiene e biossegurança de suas granjas” e pediu para ser notificado “imediatamente de qualquer detecção de sinais clínicos nervosos, digestivos ou respiratórios, diminuição na produção de ovos, no consumo de água ou comida e alta mortalidade em aves domésticas ou selvagens".

A Argentina também adotou "medidas sanitárias extraordinárias" para evitar a propagação da doença, como a proibição em todo o território de exposições, feiras, eventos e atividades recreativas que envolvam a concentração de aves domésticas, ornamentais e silvestres por qualquer motivo e finalidade.

O governo argentino também ordenou um investimento de cerca de 1 bilhão de pesos (cerca de 5,12 milhões de dólares) para reforçar o Senasa com a incorporação de pessoal, insumos laboratoriais, logística, equipamentos e reforço da infraestrutura dos postos de fronteira para tentar controlar a doença. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Xinhua

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário