Casos de gripe aviária na Argentina chegam a 74, sendo 10 em granjas comerciais
![]()
A Argentina atingiu a marca de 74 casos de gripe aviária no país, conforme anúncio feito pelo governo local na noite de terça-feira. Segundo este reporte, foram confirmados dois novos casos positivos de gripe aviária (IA) H5, um em aves de uma granja comercial da província de Chubut (Gaiman) e um em aves domésticas da província de Santa Fé (Capivara).
Os casos confirmados são: 59 em aves domésticas, 10 em aves do setor comercial e cinco em aves silvestres, distribuídos da seguinte forma: 19 em Córdoba, 18 em Buenos Aires, 10 em Neuquén, 9 em Santa Fe, 5 em Río Black, 3 em Chubut, 2 em San Luis, 2 em Chaco, 2 em La Pampa, 1 em Jujuy, 1 em Santiago del Estero, 1 em Salta e 1 em Corrientes.
Vale lembrar que, pouco mais de um mês após a detecção da gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) em aves (comerciais) - motivo pelo qual a Argentina perdeu temporariamente o status de país livre da doença e, portanto, autosuspendeu as exportações de produtos avícolas, cumprindo os padrões internacionais - o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) iniciou negociações com os países compradores para restabelecer os mercados.
A Argentina tem conseguido, por meio de acordos bilaterais, dar andamento aos embarques. Foram feitos acordos para retomar os embarques para Rússia, Arábia Saudita, Hong Kong, Japão e alguns países africanos que devem comprar carne de frango fresca de áreas livres de doenças.
0 comentário
ABPA: Exportações de carne de frango totalizam 434,9 mil tons em novembro
Ovos/Cepea: Poder de compra frente ao milho cai ao menor patamar do ano
Frango/Cepea: Preço da carne interrompe 3 meses de alta e cai em novembro
Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa