Órgão de saúde animal pede vacinação contra gripe aviária para evitar pandemia
![]()
Por Sybille de La Hamaide
PARIS (Reuters) - Governos devem considerar realizar vacinação de aves contra a gripe aviária para evitar que este vírus -que já matou centenas de milhões de aves e mamíferos infectados em todo o mundo- desencadeie uma nova pandemia, disse o chefe da Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH, na sigla em inglês).
A gravidade do atual surto de influenza aviária, comumente chamada de gripe aviária, e os danos econômicos e pessoais que ela causou levaram os governos a reconsiderar a vacinação de aves. No entanto, alguns países, como os Estados Unidos, permanecem relutantes principalmente por causa das restrições comerciais que isso acarretaria.
"Estamos saindo de uma crise de Covid em que todos os países perceberam que a hipótese de uma pandemia era real", disse a diretora-geral da WOAH, Monique Eloit, à Reuters em entrevista.
“Como quase todos os países que fazem comércio internacional já foram infectados, talvez seja hora de discutir a vacinação, além do abate sistemático que continua sendo a principal ferramenta (para controlar a doença)”, disse ela.
O WOAH está realizando uma sessão geral de cinco dias a partir deste domingo e se concentrará no controle global da gripe aviária.
0 comentário
Suinocultura brasileira encerra 2025 em um dos melhores ciclos da história e projeta novo avanço em 2026
Avicultura de SC mantém liderança em 2025
Granjeiros garantem crescimento em produção, exportação e biosseguridade de proteínas animais em 2025
Custos de produção de frangos de corte e de suínos aumentam em novembro
Ritmo exportado de carne de frango segue elevado na terceira semana de dezembro/25, mas preços recuam
Carne suína: embarques e faturamento avançam na terceira semana de dezembro/25