Sobe para 8 o número de casos de gripe aviária no Brasil, todos em aves silvestres
![]()
Segundo informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a atualização na noite de segunda-feira (22) sobre os casos de influenza aviária de alta patogenicidade, pontuou que os casos subiram para 8.
Na última semana, na segunda-feira (15) foram confirmadas três aves silvestres contaminadas com o vírus no Espírito Santo, em Vitória, Marataízes e em Cariacica, no Espírito Santo. Já no sábado (20), outros dois casos foram detectados: um em Nova Venécia, também no Espírito Santo, e outro no estado do Rio de Janeiro, em São João da Barra.
"O Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), unidade de referência da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA), confirmou três novos casos positivos para influenza aviária (H5N1) no estado de Espírito Santo, que estavam em investigações desde a semana passada. As aves silvestres da espécie Thalasseus acuflavidus (nome popular Trinta-réis-de-bando) foram encontradas nos municípios de Linhares, Itapemirim e Vitória", informou o MAPA, em nota.
Até o momento, de acordo com o Ministério, são oito casos confirmados em aves silvestres, sendo sete no estado do Espírito Santo, nos municípios de Marataízes, Cariacica, Vitória, Nova Venécia, Linhares e Itapemirim, e um no estado do Rio de Janeiro, em São João da Barra. As aves são das espécies Thalasseus acuflavidus (trinta-réis de bando), Sula leucogaster (atobá-pardo) e Thalasseus maximus (trinta-réis real).
EMERGÊNCIA ZOOSANITÁRIA
Também no final da tarde de segunda-feira (22), o MAPA declarou Estado de Emergência Zoosanitária por 180 dias, conforme publicação no Diário Oficial da União.
“A declaração de estado de emergência zoossanitária possibilita a mobilização de verbas da União e a articulação com outros ministérios, organizações governamentais - nas três instâncias: federal, estadual e municipal - e não governamentais. Todos esse processo é para assegurar a força de trabalho, logística, recursos financeiros e materiais tecnológicos necessário para executar as ações de emergência visando a não propagação da doença”, explica o ministro Fávaro, em nota emitida pelo Ministério.
Leia mais:
+ Reuters: Brasil teme que vacinação contra gripe aviária aumente barreiras comerciais
+ Brasil declara emergência zoosanitária por gripe aviária em aves silvestres
+ ABPA emite nota sobre decreto de emergência zoosanitária do MAPA por gripe aviária no Brasil
0 comentário
Exportações brasileiras de carne de frango registram melhor primeiro semestre da história com alta em volume e receita
Ovos/Cepea: Média mensal avança apesar de queda no fim de junho
Frango/Cepea: Preço da carne recua em junho
Brasil amplia espaço na exportação de carne suína e precisa manter eficiência, diz diretor da PIC na Suinfair
Suínos/Cepea: Vivo registra menor preço real em SP em quase 20 anos
Lei de desmatamento à EUDR: o que muda para o mercado global de suínos?