Reunião da Câmara Setorial da Suinocultura realiza encontro na sede da Agricultura de São Paulo
Na última quinta-feira, (3/8), integrantes da Câmara Setorial da Suinocultura, se reuniram, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, para tratar da questão sanitária pertinente à cultura no Estado de São Paulo, discutir e definir sobre adesão da Suinocultura Paulista ao Fundo de Desenvolvimento da pecuária do Estado de São Paulo (Fundepec-SP), e difundir informações sobre suspensão da vacinação contra febre aftosa que entra em vigor no próximo ano, além do plano de controle e combate ao javali.
Alguns estados brasileiros não realizam mais a vacinação, por terem alcançado o status de zonas livres da doença, e neles, não existe mais a obrigatoriedade de imunizar o rebanho. O Estado de São Paulo que se encontra no grupo 4, junto com os demais estados do sudeste, está em processo de suspensão.
Esse o tema foi amplamente discutido na reunião, que contou com presença de toda cadeia produtiva da Suinocultura Paulista, produtores, agroindústria, pesquisadores e entidades que deram grande contribuição ao debate.
Artur Felício, gerente do Programa Estadual de Sanidade dos Suídeos e Affonso Marcos ambos da Defesa Agropecuária, da SAA, apresentaram os planos de Vigilância de Doenças dos Suínos, o status sobre o atual momento e o planejamento para suspensão da vacinação contra febre aftosa.
O presidente do Fundepec Cyro Penna, presente ao encontro, após apresentar as características e diretrizes do fundo, fez o convite oficial a cadeia da Suinocultura para aderir ao programa, representado na pessoa do Presidente da Câmara Setorial de Suinocultura, Valdomiro Ferreira.
A cadeia produtiva ali reunida se manifestou a favor da adesão, parabenizando Cyro e reafirmando a importância do fundo e que, a partir de agora, vão trabalhar juntos para consolidação da adesão.
Também fizeram uso da palavra, a Dra. Andreia Moura representante Estadual do MAPA, que declarou estar muito feliz pela adesão e forma que as cadeias produtivas vêm trabalhando em conjunto para o sucesso da implementação do fundo.
O coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas da SAA, José Carlos de Faria Jr, afirmou o compromisso da gestão Antônio Junqueira em estabelecer o diálogo com toda cadeia produtiva e, principalmente, a busca de soluções para os entraves, e que a adesão da Suinocultura ao fundo mostra a maturidade destes produtores. Neste sentido, a Secretaria, através das Câmaras, vai continuar atuando nas outras cadeias da área animal, dialogando e divulgando a importância de fortalecer o Fundepec, não só pela manutenção do status sanitário, mas pela segurança dos próprios produtores e da economia do Estado. José Carlos parabenizou os técnicos da FAESP e da SRB que conduziram este trabalho até essa concretização do fundo.
0 comentário
Avicultura mantém equilíbrio em 2025, mas já enfrenta novos desafios em 2026
Suinocultura da Ucrânia enfrenta custo bilionário para atender normas da União Europeia
Aumento de ovos com poeira acende alerta na avicultura do Reino Unido
Comercialização de carne suína dos EUA com estabilidade, segundo Rabobank
Influenza Aviária avança em Indiana e amplia perdas na avicultura dos EUA
Réplicas virtuais permitem simular decisões e reduzir riscos na produção de frangos de corte