Gripe aviária: São Paulo declara emergência zoossanitária
![]()
Segundo publicação no Diário Oficial desta terça-feira (15), o Estado de São Paulo declarou emergência zoossanitária em relação à gripe aviária de alta patogenicidade. O decreto entra em vigor na data de publicação e tem duração de 180 dias. Até o momento, o Brasil conta com 79 ocorrências da doença, sendo duas em aves subsistência. São Paulo tem 10 casos de influenza aviária registrados, todos em aves silvestres.
Já são 11 Estados que seguiram a orientação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para adotar a medida, que facilita acesso a recursos para mitigação da doença em caso de surto. (Confira a lista abaixo).
Ainda no dia 20 de julho, o MAPA realizou reunião com os governadores estaduais para orientar em relação à adoção da medida.“O estado de emergência já declarado pelo Mapa possibilita a mobilização de verbas da União e a articulação com outros ministérios, organizações governamentais - nas três instâncias: federal, estadual e municipal - e não governamentais. Contudo, os estados e municípios precisam adotar medidas semelhantes para acessar e disponibilizar os recursos a serem aplicados nas ações necessárias, tais como assegurar a força de trabalho, logística, recursos materiais e tecnológicos para a contenção da gripe aviária”, informou o Ministério.
ESTADOS QUE JÁ DECRETARAM EMERGÊNCIA ZOOSSANITÁRIA
Santa Catarina
Espírito Santo
Bahia
Tocantins
Mato Grosso do Sul
Paraná
Rio Grande do Sul
Sergipe
Piauí
Goiás
São Paulo
0 comentário
Avicultura de SC mantém liderança em 2025
Granjeiros garantem crescimento em produção, exportação e biosseguridade de proteínas animais em 2025
Custos de produção de frangos de corte e de suínos aumentam em novembro
Ritmo exportado de carne de frango segue elevado na terceira semana de dezembro/25, mas preços recuam
Carne suína: embarques e faturamento avançam na terceira semana de dezembro/25
Gripe aviária e embargos testaram a avicultura em 2025, mas setor manteve crescimento e reposicionou vendas externas