Empresa norte-americana Tyson Foods planeja vender negócio de aves na China

Publicado em 17/08/2023 11:06

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HONG KONG/NOVA YORK, 17 Ago (Reuters) - A fabricante norte-americana de carnes e alimentos processados ​​Tyson Foods (TSN.N) planeja vender seu negócio de aves na China, disseram três pessoas com conhecimento do assunto, no caso mais recente de uma empresa multinacional procurando retirar seus negócios do país nos últimos anos.

A empresa contratou o Goldman Sachs (GS.N) para aconselhar sobre a venda e enviou informações preliminares a potenciais compradores, incluindo várias firmas de private equity, disseram duas das pessoas, acrescentando que o processo de venda estava em estágio inicial.

Embora não esteja imediatamente claro qual valor a Tyson Foods está buscando para o negócio de aves na China, ela tem vendas anuais de cerca de US$ 1,1 bilhão, disse uma das pessoas.

A Tyson Foods e a Goldman Sachs, com sede em Springdale, Arkansas, não quiseram comentar. As fontes, que não disseram por que Tyson estava planejando vender o negócio, não quiseram ser identificadas porque a informação era confidencial.

Ligações para a sede da Tyson Foods na China, em Xangai, ficaram sem resposta.

A Tyson disse neste mês que estava avaliando todas as operações e fechando mais quatro fábricas de frango nos Estados Unidos na última tentativa de reduzir custos depois que sua receita e lucro no terceiro trimestre ficaram aquém das expectativas de Wall Street .

O mercado de carne da China tornou-se cada vez mais desafiador, com as margens das fazendas de gado reduzidas nos últimos dois anos devido à fraca demanda durante a pandemia do COVID-19 e ao aumento dos preços dos alimentos por causa da guerra Rússia-Ucrânia, disseram analistas.

Uma série de empresas multinacionais alienou seus negócios na China ou reduziu suas participações nos últimos anos, pois algumas acharam difícil colher os lucros desejados em meio ao crescimento econômico mais lento do país, forte concorrência local ou ventos geopolíticos contrários, segundo banqueiros .

As empresas estrangeiras alienaram um total de US$ 8,4 bilhões em ativos chineses em todos os setores até agora este ano, após US$ 13,5 bilhões em alienações em 2022, mostraram dados da Dealogic.

Na indústria de alimentos, a gigante agrícola norte-americana Cargill fechou um acordo em maio para vender seu negócio de aves na China para a empresa de private equity DCP Capital por um preço não revelado.

A fabricante britânica de bens de consumo Reckitt Benckiser Group (RKT.L) vendeu em 2021 seu negócio de fórmulas infantis e nutrição infantil na China para a empresa de investimentos Primavera Capital Group por um valor empresarial de US$ 2,2 bilhões.

A cooperativa holandesa de laticínios FrieslandCampina iniciou a venda de sua marca de nutrição infantil Friso em dezembro de 2021, mas ainda não encontrou um comprador. Ela vendeu uma fábrica de fórmulas infantis na China para o grupo local Inner Mongolia Yili Industrial Group (600887.SS) em julho de 2022.

A maior produtora chinesa de ração e carne New Hope Liuhe (000876.SZ) disse no mês passado a investidores que estava revisando seus negócios e considerando trazer investidores estratégicos para seus negócios de aves e alimentos, em uma tentativa de reduzir sua relação dívida-ativo.

A Tyson Foods abriu sua primeira fábrica na China em 2001 e agora possui quatro centros de pesquisa e desenvolvimento, várias fábricas de processamento e dezenas de fazendas de criação no país, de acordo com seu site para operações na China.

Atua em toda a cadeia da indústria na China, desde a criação e abate até o processamento e distribuição, fornecendo frango, carne bovina, suína e alimentos processados.

A empresa inaugurou em junho uma nova fábrica com foco em alimentos processados, como frango cozido e cozinha chinesa pré-fabricada, na cidade de Nantong, no leste da China, e outra focada em alimentos congelados e processados ​​termicamente na cidade de Xiaogan, no centro da China. mostrou.

A Tyson Foods reportou US$ 39,5 bilhões em vendas totais nos nove meses encerrados em 1º de julho, dos quais US$ 1,9 bilhão foram do segmento internacional e de outros negócios que inclui suas operações na China.

Reportagem de Kane Wu em Hong Kong, Abigail Summerville em Nova York e Roxanne Liu em Pequim; Reportagem adicional de Tom Polansek em Chicago; Edição por Jamie Freed

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Fonte:
Reuters

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