Argélia e Egito: prioritários na promoção do setor de aves

Publicado em 08/09/2023 08:25
Em renovação de projeto setorial, ABPA e ApexBrasil também mantêm Emirados Árabes como um dos mercados-alvo para carne de frango e Arábia Saudita, para a exportação de ovos.

A renovação dos projetos setoriais para promoção de carnes de aves no exterior contempla o Egito como mercado-alvo para carne de pato e a Argélia como um dos destinos prioritários para material genético de aves. Além deles, os Emirados Árabes Unidos continuam entre os prioritários para exportação de carne de frango e a Arábia Saudita, para o mercado de ovos. “Eu posso também promover esses produtos em outros mercados. São complementares”, diz o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin.

A ABPA assinou a renovação dos projetos setoriais com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Estão contemplados nas ações para os próximos dois anos os projetos setoriais Brazilian Chicken, para promoção de carne de frango, Brazilian Duck (carne de pato), Brazilian Breeders (material genético) e Brazilian Eggs (ovos). A renovação compreende o projeto Brazilian Pork, de carne de porco, um produto que não é consumido pelos muçulmanos.

“Quem compra mais hoje é a Ásia, mas temos quase um terço vendido para os países árabes como um todo e as comunidades árabes e islâmicas em outros países, como Japão, África do Sul e Europa”, afirma Santin sobre as exportações de carne de frango.

Ele afirma que há grande potencial para ampliar ainda mais as exportações de carnes de frangos em razão de mercados que podem ser abertos ou em mercados em que o Brasil já atua, mas pode ampliar sua presença. Entre eles, Santin cita Indonésia, Malásia, Bangladesh, Índia, Paquistão, Tanzânia e Nigéria. “A expansão pode se dar não apenas pela abertura de novos mercados, mas pelo crescimento de mercados em que já estamos presentes. Mesmo que seja pela conquista de novos produtos”.

A estimativa da ABPA e da ApexBrasil é que até 2025 US$ 4 bilhões em negócios sejam realizados diretamente em decorrência dos projetos de promoção comercial e até US$ 15 bilhões indiretamente. Além da participação de feiras, realização de missões comerciais e rodadas de negócios, são contempladas pelos projetos setoriais a divulgação de informações referentes a eles e ações que ajudam as empresas associadas a obter dados, como a criação de plataformas de estatísticas.

Entre as feiras internacionais contempladas pelos projetos estão Gulfood, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos; Anuga, em Colônia, na Alemanha; Sial, em Paris, na França; e a CIIE, em Xangai, na China. Além dessas feiras, outras poderão receber ações por meio dos projetos setoriais conforme a demanda das empresas.

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Fonte:
Agência de Notícias Brasil-Árabe

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