Itaú BBA projeta cenário desafiador para custos de produção para frangos, mas boa demanda em 2024

Publicado em 31/01/2024 15:15

Logotipo Notícias Agrícolas

De acordo com reporte divulgado pelo banco Itaú BBA, o cenário da avicultura de corte para 2024 deve ser desafiador do ponto de vista dos custos de produção, sobretudo em vista de uma possível menor oferta de milho no Brasil, o que pode deixar os preços do cereal altos e acima da paridade de exportação.

Do outro lado da balança, o farelo de soja, que junto do milho são a base da ração das aves, deve ter preços mais baixos, moderando o impacto dos custos de produção na atividade. "Neste sentido, é recomendado elevar a guarda com a gestão de riscos,se protegendo do cenário de elevação dos preços do insumo", informa o banco.

Quando se observa a perspectiva do Itaú BBA sobre a demanda, as exportações da proteína avícola do Brasil devem ser favoráveis neste ano. A gripe aviária afetando a produção em muitos países é um fator que deve contribuir para o aquecimento da demanda, além da competitividade do produto brasileiro. 

Conforme a análise divulgada pelo banco, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) projeta que neste ano "os principais países competidores do Brasil na exportação, EUA, União Europeia e Tailândia deverão ter modestos crescimentos nas suas disponibilidades para exportação".

No caso do Brasil, o USDA espera um incremento de 3,2% nas exportações de carne de frango em 2024,
para 4,9 milhões de toneladas, enquanto a produção é estimada em 15 milhões de toneladas,1% maior e um novo recorde. "Além disso, para a China, há previsão de queda da produção em 3% em 2024, com o sistema comercial afetado pelas restrições à importação de material genético, inclusive dos EUA, devido à gripe aviária", o que deve colocar o Brasil como principal fornecedor para o gigante asiático. 

Apesar desta perspectiva positiva para o cenário das exportações brasileiras de carne de frango, a análise do Itaú BBA pondera que o ritmo de produção deve ser equilibrado, sobretudo em um horizonte de bons volumes embarcados, mas com preços baixos. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário