China reduz embargo a exportação de carne de frango apenas para o Rio Grande do Sul
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A câmara de comércio da China, CFNA, afirmou nesta quarta-feira que, a partir de 2 de agosto, as restrições às vendas de carnes de aves do Brasil só se aplicam aos produtos do Estado do Rio Grande do Sul, que teve um surto isolado da doença de Newcastle no mês passado.
Falando nos bastidores de uma conferência sobre alimentos em São Paulo, a vice-presidente da CFNA, Madame Yu Lu, citou uma declaração da autoridade alfandegária chinesa e do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais na quarta-feira.
De acordo com um autoembargo brasileiro, o Brasil suspendeu a emissão de certificados sanitários de fornecedores para exportar produtos avícolas para a China a partir de 19 de julho, disse ela.
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) afirmou que não havia recebido nenhuma informação oficial das autoridades brasileiras sobre a redução do embargo apenas para o Rio Grande do Sul.
Em uma declaração enviada por e-mail, o Ministério da Agricultura do Brasil não comentou a posição mais recente das autoridades alfandegárias chinesas. O ministério disse que as restrições nacionais às exportações brasileiras de aves permanecem para a China, México e Argentina.
(Reportagem de Ana Mano)
0 comentário
Exportação de carne suína bate recorde e de frango cresce apesar da guerra no Oriente Médio no mês de março
Suínos/Cepea: Carne suína atinge maior vantagem sobre a de boi em quatro anos
Exportações de carne suína registram recorde histórico em março
Suinocultura começa 2026 pressionada e ainda sem reação clara nos preços
Mesmo com crise no Oriente Médio, exportações de carne de frango crescem 6% em março
Avicultura mantém equilíbrio em 2025, mas já enfrenta novos desafios em 2026