ABPA celebra a oficialização da retomada das exportações de carne de frango do Brasil pela China
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) celebrou a oficialização da retomada das exportações de carne de frango do Brasil pela China, anunciada hoje pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.
De acordo com o Ministério, apenas embarques provenientes do estado do Rio Grande do Sul seguem com embarques suspensos.
O retorno ocorre 26 dias após a aplicação da autossuspensão decorrente da identificação de caso isolado de Doença de Newcastle em granja localizada em Anta Gorda (RS).
A ABPA ressalta a rapidez e transparência com que a situação foi identificada, processada e finalizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, destacando a liderança do Ministro Carlos Fávaro frente ao desafio setorial, com o apoio dos Secretários de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, e de suas equipes. Também vale ressaltar o grande engajamento da embaixada brasileira e especialmente da adidância agrícola no esclarecimento junto às autoridades chinesas.
Ao mesmo tempo, a ABPA seguirá apoiando o Governo Brasileiro nos avanços das tratativas para o fim das suspensões temporárias aplicadas às exportações por determinados mercados ao estado do Rio Grande do Sul.
Conforme levantamentos da ABPA, a China é o principal destino das exportações de carne de frango do Brasil. Entre janeiro e julho deste ano, o país importou 337,2 mil toneladas da proteína animal, gerando receita de US$ 745,6 milhões. Apenas no mês de julho, os embarques chegaram a 61 mil toneladas, com receita de US$ 144,6 milhões.
Conforme a ABPA, apesar da suspensão, os impactos no fluxo de exportações foram baixos, já que houve redirecionamento temporário das cargas para outros mercados demandantes dos mesmos produtos que são enviados à China.
0 comentário
Importações de frango da China pressionam mercado de carnes na Rússia
Leste da Alemanha é declarada livre da Peste Suína Africana após mais de cinco anos de combate
Frango/Cepea: Exportações são recordes para janeiro
Ovos/Cepea: Exportações registram melhor resultado para o mês de janeiro em 13 anos
Exportações de ovos crescem 30,9% em volume em janeiro
Suínos/Cepea: Exportação atinge recorde para janeiro