Suínos/Cepea: relatório traz informações do desempenho do setor em dezembro
Mercado em dezembro
O movimento de alta nos preços do setor suinícola nacional, que vinha sendo observado desde maio e que levou os valores a atingirem, em novembro, os maiores patamares nominais das séries históricas do Cepea, foi interrompido em dezembro.
Preços e exportações
Embora as exportações brasileiras de carne suína tenham recuado com certa força em dezembro, o setor exportador nacional fechou 2024 registrando volume e receita recordes, levando-se em consideração a série histórica da Secex (Secretaria de Comercio e Exterior), iniciada em 1997.
Relação de troca e insumos
O poder de compra de suinocultores paulistas caiu em dezembro de 2024, refletindo as quedas nos preços do suíno vivo mais intensas que as verificadas para os principais insumos utilizados na atividade (milho e farelo de soja).
Carnes concorrentes
Enquanto os preços médios da carne suína caíram com força em dezembro/24, os valores da de frango e da bovina subiram – todas no atacado da Grande São Paulo. Diante desse cenário, a competitividade da carcaça especial suína aumentou, em relação a novembro, frente às principais substitutas.
0 comentário
Preços dos suínos em São Paulo mantêm estabilidade por 12 semanas; expectativa de aquecimento no mercado na próxima semana
Ovos/Cepea: Produção desacelera, mas cotações seguem enfraquecidas
Produtores de suínos de MT discutem custos da ração, exportações recordes e consumo interno
Frango/Cepea: Disponibilidade cai para níveis pré-gripe aviária; preços sobem
Apesar de oferta excedente, suinocultura independente mantém estabilidade nas cotações
Aumento da gripe aviária na Europa ocorre com recorde de casos de aves selvagens, diz EFSA