Tarifa de 50% imposta pelos EUA pode comprometer exportações de ovos do Brasil
![]()
A imposição de uma tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras pelo governo dos Estados Unidos acendeu um sinal de alerta para o setor da avicultura, especialmente para os embarques de ovos. A expectativa é que a medida deve reduzir a competitividade do Brasil no mercado internacional e trazer reflexos negativos para toda a cadeia produtiva.
Segundo Juliana Pila, analista de mercado da Scot Consultoria, o impacto será significativo. “Provavelmente afetará as exportações, pois haverá perda de competitividade, assim como já observamos em outros produtos. Além disso, pode afetar de forma indireta, elevando os custos e deixando uma instabilidade generalizada”, afirmou.
A preocupação é justificada pelos números recentes. De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), os embarques de ovos para os EUA cresceram impressionantes 996% entre janeiro e maio deste ano, totalizando 9.735 toneladas. Somente em maio, foram exportadas 4.166 toneladas, um aumento de 1.384% em relação ao mesmo mês do ano passado.
Os Estados Unidos têm liderado o ranking dos principais compradores de ovos brasileiros, seguidos por Chile (2.354 toneladas, +10,8%), Emirados Árabes Unidos (1.422 toneladas, -13,8%), Japão (1.422 toneladas, +160,9%) e México (1.050 toneladas, sem dado comparativo).
A analista ainda destaca que atualmente os EUA é nosso principal parceiro quando se fala em exportação, mas cabe lembrar que o Brasil, apesar de ter aumentado a exportação de ovos esse ano, ainda exporta uma parcela pequena de sua produção. “Então, na nossa visão, esse volume deve permanecer no país, aumentando ligeiramente a oferta”, informou ao Notícias Agrícolas.
0 comentário
Suinocultura no Reino Unido enfrenta entraves regulatórios e pressão social
Peste Suína Africana leva Filipinas a suspender importações de carne suína de Taiwan
Quaresma mantém preços do suíno pressionados e mercado segue cauteloso em abril
Guerra eleva custos e pressiona preços na avicultura do Paraná
36ª Reunião Anual do CBNA vai debater como avanços da inteligência artificial na avicultura permite prever problemas antes de sinais clínicos
Feira AgroExperts em Boituva reúne cadeia de aves e suínos para discutir sanidade e produtividade