Espanha registra o 1º caso de peste suína africana em três décadas
![]()
Por Jesus Calero e Gus Trompiz
MADRID (Reuters) - A peste suína africana voltou à Espanha pela primeira vez em três décadas, depois que dois javalis encontrados mortos perto de Barcelona testaram positivo para o vírus, informou o Ministério da Agricultura na sexta-feira, colocando em risco de proibição as crescentes exportações de carne suína para a China.
O surto, o primeiro desde 1994, coincide com os esforços da Espanha para cortejar Pequim e ganhar participação de mercado no setor de carne suína.
No entanto, o escopo de qualquer proibição poderia ser limitado depois que a China e a Espanha assinaram um acordo neste mês que levaria Pequim a restringir as importações apenas de uma região afetada e não de toda a Espanha.
Barcelona fica na região da Catalunha, que responde por cerca de 8% das criações de suínos do país, de acordo com os números do Ministério da Agricultura.
A Espanha é o maior produtor de carne suína da União Europeia, respondendo por cerca de um quarto da produção do bloco, à frente da Alemanha, com exportações anuais de carne suína de cerca de 3,5 bilhões de euros (US$ 4,05 bilhões).
"Não são boas notícias. O mercado europeu já está enfrentando dificuldades após uma queda de 20% nos preços desde julho", disse Jean-Paul Simier, analista de carnes do grupo francês de pesquisa de commodities Cyclope.
"Há o risco de um embargo contra o maior exportador de carne suína da UE, notadamente na Ásia e, em particular, na China."
O ministério disse que notificou a União Europeia e ativou medidas de emergência na área afetada, pedindo às granjas de suínos que reforcem as medidas de segurança enquanto os investigadores tentam encontrar a fonte da infecção.
O vírus, que é inofensivo para os seres humanos, mas mortal para os suínos, tem se espalhado para o oeste da Europa nos últimos anos.
O considerável setor de carne suína da Alemanha já foi abalado, com muitos países estrangeiros impondo proibições à sua carne suína. E, nos últimos meses, a Croácia vem tentando conter um surto.
0 comentário
Reino Unido retira produtos suínos após escândalo sanitário envolvendo peste suína africana no Vietnã
Serviço Veterinário Oficial finaliza visitas nas propriedades da região do foco de gripe aviária em aves silvestres
Tensão no Oriente Médio: demanda consistente e atrasos nos embarques preocupam a cadeia de aves
Embarques de carne suína crescem em fevereiro e Filipinas ampliam liderança entre destinos
Embarques de carne de frango crescem 5,3% em fevereiro
Ovos/Cepea: Cotações seguem firmes com demanda aquecida e oferta limitada