Os 10 principais importadores de frango dos EUA e do Brasil

Publicado em 23/09/2010 08:49
287 exibições
O rol dos importadores de carne de frango dos EUA e do Brasil dados, respectivamente, do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) e da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Comércio e Indústria do Brasil (SECEX/MDIC) mostra que os dois países têm clientes em comum entre os 10 mais. Não por acaso, com certeza, os dois maiores importadores de carne de frango do mundo Rússia e China.

O detalhe que não passa despercebido é que enquanto ambos reduziram significativamente sua participação nas exportações norte-americanas, subiram de importância nas exportações brasileiras. A ponto de, nos sete primeiros meses de 2010, a Rússia ter importado volume maior do Brasil que dos EUA, há tempos seu tradicional e quase único fornecedor. Por sua vez, a China também registra compras maiores no Brasil e, com isso, se coloca agora como o 10º maior importador brasileiro, mesma posição ocupada entre os norte-americanos.

A ressaltar, por outro lado, que a dependência dos EUA aos dez principais importadores é significativamente menor que a observada no Brasil. Assim, nos EUA, eles responderam por 47,7% do total exportado em sete meses. Já no Brasil, os dez mais foram responsáveis pela absorção de 68,6% de todo o volume exportado no período.

Naturalmente, isso é devido ao fato de, enfrentando abrupta queda nos embarques para Rússia e China, os EUA terem buscado outros mercados, o que gerou diversificação maior de compradores. Mas a constatação de que essa diversificação foi alcançada com recuo mínimo no volume exportado (a queda no volume total em relação aos mesmos sete meses de 2009 não chega a 7%) mostra eficiência de adequação aos desafios inesperados.
Tags:
Fonte: AviSite

Nenhum comentário