Grãos: Frio intenso compromete produção do Leste Europeu

Publicado em 13/02/2012 09:24
O frio intenso que castiga a Europa há algumas semanas deverá provocar uma quebra na safra de grãos do leste do continente. A produção agrícola está sendo prejudicada por temperaturas congelantes - com mais de 30 graus negativos -  e uma capa de neve que está cobrindo as lavouras.

Na Ucrânia, principal produtor da região do Mar Negro, entre 42 e 58% da safra de grãos já estão prejudicados e o volume pode chegar a algo entre 10 e 14 milhões de toneladas.

De acordo com a chefe do departamento agrícola do serviço meteorológico ucraniano, Tetyana Adamenko, uma série de geadas recorde após uma severa seca que chegou no outono afetou a produção de grãos de inverno no leste e no sul do país.

"A situação está piorando. Apesar da queda de neve no leste europeu e no sul da Ucrânia, esses níveis não são suficientes para proteger as safras do frio recorde", explicou a especialista.

Já na Bulgária, a situação é parecida. A semeadura de inverno foi atingida primeiro por uma forte seca e agora sofre com o gelo depois que ventos fortes removeram a cobertura de neve no nordeste do país. No sul, as lavouras sofrem inundações em função das fortes chuvas. No ciclo 2010/11, a safra de trigo do país foi de 4,3 milhões de toneladas, 670 mil toneladas de cevada e 515 mil toneladas de canola.

"A colheita de grãos será menor do que em 2011. Primeiro a seca, agora o gelo e as inundações... o quadro é misto, mas há danos significativos principalmente com sementes de canola", disse Radoslav Hristov, vice-chefe da Associação Nacional de Produtores de Grãos da Bulgária.

Na Polônia e na República Tcheca as lavouras de grãos também estão comprometidas pelo frio e produtores e meteorologistas já garantem que a colheita deste ano não atingirá o mesmo nível da temporada anterior.

Com informações da Reuters.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário