Trigo: Mesmo depois do limite oficial, embarques da Ucrânia não deverão ser restringidos

Publicado em 28/11/2012 13:34 311 exibições
A Ucrânia não deverá restringir suas exportações de trigo, mesmo depois que o limite não oficial de vendas de 5,5 milhões de toneladas for ultrapassado, disse, nesta quarta-feira, o vice-ministro da Agricultura do país, Ivan Bisyuk.

De acordo com a Bisyuk, depois de uma avaliação da balança comercial do trigo pelo governo ucraniano, as autoridades constataram que ainda não há necessidade de restrições. O político acrescentou ainda que, caso isso seja mesmo necessário, o mercado será avisado com a atecedência exigida. 

Porém, a Associação de Grãos da Ucrânia informou que esperava por essa proibição depois do limite comprometido de 5,5 milhões de toneladas. Essa medigda era aguardada uma vez que a seca comprometeu a produção local e, consequentemente, o abastecimento interno. 

Em função dessa estiagem, a projeção do Ministério da Agricultura da Ucrânia é de que a produção de trigo do país totalize  entre 45,5 milhões e 46,5 milhões de toneladas. No ciclo anterior, foram produzidas 56,7 milhões de toneladas do grão. 

As exportações ucranianas na temporada 2012/13 deverão somar cerca de 20 milhões de toneladas, contra as 21,794 milhões de toneladas da safra 11/12. Desde o início do atual ano comercial, as vendas do país já totalizam 11,51 milhões de toneladas, um volume recorde comparado aos anos anteriores. 
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário