Começa a colheita de arroz em cinco municípios gaúchos

Publicado em 04/02/2013 09:54
334 exibições
As primeiras lavouras de arroz já começam a ser colhidas pelos produtores gaúchos. De acordo com o levantamento feito pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), os municípios de Encruzilhada do Sul, Eldorado do Sul, São Borja, Santo Antônio da Patrulha e Taquari já começaram a colheita do grão. O município de São Borja, na Fronteira Oeste do Estado, foi o primeiro a iniciar a colheita do cereal, a cidade plantou 51.057 hectares do grão na Safra 2012/2013.

De acordo com o coordenador da Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural do Irga, Eraldo Jobim, as lavouras estão se desenvolvendo dentro do esperado para a época, o clima tem sido favorável apesar do frio ocorrido em meados de janeiro. Se as condições climáticas continuarem favoráveis, a expectativa é que nesta safra a produtividade fique entre 7,2 e 7,4 toneladas por hectare, explica.

Jobim destaca que neste período a lavoura está 100% na fase reprodutiva, e 10% deste montante já se encontra em fase de maturação que é a etapa propicia para a colheita. A previsão é que a colheita de arroz siga até meados de abril. O Rio Grande do Sul semeou nesta safra 1.076.675 hectares e intenção é que os produtores gaúchos colham 7,85 milhões de toneladas do grão.
Tags:
Fonte IRGA

Nenhum comentário