Começa a colheita de arroz em cinco municípios gaúchos

Publicado em 04/02/2013 08:54
As primeiras lavouras de arroz já começam a ser colhidas pelos produtores gaúchos. De acordo com o levantamento feito pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), os municípios de Encruzilhada do Sul, Eldorado do Sul, São Borja, Santo Antônio da Patrulha e Taquari já começaram a colheita do grão. O município de São Borja, na Fronteira Oeste do Estado, foi o primeiro a iniciar a colheita do cereal, a cidade plantou 51.057 hectares do grão na Safra 2012/2013.

De acordo com o coordenador da Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural do Irga, Eraldo Jobim, as lavouras estão se desenvolvendo dentro do esperado para a época, o clima tem sido favorável apesar do frio ocorrido em meados de janeiro. “Se as condições climáticas continuarem favoráveis, a expectativa é que nesta safra a produtividade fique entre 7,2 e 7,4 toneladas por hectare”, explica.

Jobim destaca que neste período a lavoura está 100% na fase reprodutiva, e 10% deste montante já se encontra em fase de maturação que é a etapa propicia para a colheita. A previsão é que a colheita de arroz siga até meados de abril. O Rio Grande do Sul semeou nesta safra 1.076.675 hectares e intenção é que os produtores gaúchos colham 7,85 milhões de toneladas do grão.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
IRGA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário