Feijão: Colheita da segunda safra atinge 6% no Paraná

Publicado em 09/04/2013 14:37
De acordo com novo boletim de acompanhamento de safras do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná, divulgado nesta terça-feira (09), a colheita da segunda safra de feijão 2012/13 alcançou 6% da produção estimada para o estado. Os dados foram contabilizados até a última segunda-feira (08).

A expectativa é que no Paraná sejam colhidas 435.150 toneladas de feijão na segunda safra, segundo projeção do departamento. O volume representa um crescimento de 26% em comparação com a temporada anterior, na qual, foram colhidas 344.979 toneladas do grão. Do mesmo modo, a área semeada no estado também apresentou um aumento de 5%, ocupando 236.726 hectares, ante os 224.768 hectares da safra 2011/12. 

No estado, cerca de 76% das plantações estão em boas condições, 22% apresentam desenvolvimento médio e 2% estão em condições ruins. Em torno de 5% da produção do Paraná foi comercializada antecipadamente.

Ainda nesta terça-feira, os técnicos da Conab (Companhia Nacional do Abastecimento) divulgaram que a produção brasileira de feijão, contabilizando as três safras do ano, deve ser ainda menor nos próximos levantamentos em função das intempéries climáticas nas várias regiões produtoras do país. A companhia destacou que existem incertezas para a terceira safra, principalmente, na região Nordeste da Bahia. 

Segundo a Conab, a produção total de feijão deve totalizar 2,987 milhões de toneladas, um aumento de 2,3% em relação ao registrado na temporada anterior de 2,919 milhões de toneladas. 

Já para a safra 2013/14, a companhia projeta que as três produções deverão somar 2,987 milhões de toneladas, que somadas aos estoques de passagem e às importações estimadas em 350 mil toneladas, ocasionarão um suprimento de 3,66 milhões de toneladas.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário