Conab faz último leilão para suprir mercado interno de trigo

Publicado em 12/07/2013 17:00

Em continuidade às ações de suprimento do mercado interno de trigo, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará, na próxima quinta-feira (18), o último leilão dos estoques públicos de trigo para a venda de 6.630 toneladas do produto. A operação se destina às indústrias moageiras.
Ontem (11), a estatal ofertou 106.963 t do produto, em que cerca de 101.933 t foram adquiridas, o que representa 95,30% do total. O valor da operação foi de R$ 84.730.329,56. Os estoques estavam localizados nos estados do Paraná (municípios de Chopinzinho, Dois Vizinhos, Pato Branco, Ponta Grossa, Realeza e Renascença) e Rio Grande do Sul (Barra Funda, Carazinho, Colorado, Ibiaçá, Machadinho, Maraú, Ronda Alta, Santa Bárbara do Sul, Santa Rosa, São Luiz Gonzaga, Tapejara e Tucunduva).

De março até agora, a Conab já colocou à venda cerca de 487 mil t de trigo para suprir o mercado interno que sofre com a falta do produto, em razão de adversidades climáticas. Essas intempéries ocasionaram a quebra da safra tanto no Brasil quanto em países exportadores, como Uruguai e Argentina. A quantidade de trigo colocada no mercado pela Companhia equivale a 16 navios, com capacidade unitária de 30 mil t.

Após a operação da próxima semana, a Conab passará a atuar na recomposição do seu estoque regulador, que será “zerado” com o último leilão, uma vez que de agosto a outubro o país colherá o produto da safra 2013/14. A expectativa é de uma aquisição de cerca de 500 mil toneladas para a recuperação dos estoques reguladores do Governo.

As compras deverão ser realizadas nos municípios onde os preços estiverem abaixo do novo preço mínimo de R$ 31,86 por saca de 60 kg para o trigo da classe Pão do Tipo 1.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário