Frio beneficia trigo gaúcho e prejudica safra no Paraná

Publicado em 29/07/2013 09:41 e atualizado em 29/07/2013 13:19

Os dois principais estados produtores de trigo no Brasil vivem situações distintas em relação à cultura. Enquanto no Rio Grande do Sul o frio da última semana foi benéfico, ajudando a controlar pragas, no Paraná as geadas prejudicaram a qualidade do cereal e 52% das lavouras foram afetadas. Isso se deve à diferença do período na fase de implantação do trigo. Os paranaenses, que começaram o plantio mais cedo que os gaúchos, estão com as plantas em fase de floração. Há registros que a geada negra, que dizimou lavouras de café no estado nos anos 1970, atingiu parte da região produtora paranaense, principalmente no Norte.

Além do trigo, as culturas do café e do milho foram afetadas pelo intenso frio da semana passada no Paraná. No milho, que está na segunda safra no estado, a estimativa é de que 25% das lavouras foram afetadas. “Tivemos incidência nessas três culturas que sofrerão algum tipo de impacto. As pastagens das regiões e as hortaliças também tiveram perdas”, informa o economista e técnico do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura do Paraná Marcelo Garrido.

Leia a notícia na íntegra no site do Jornal do Comércio

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Jornal do Comércio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário