Brasil avalia importar farinha de trigo da Turquia

Publicado em 27/09/2013 15:45

No começo do mês de setembro, o preço do trigo no Paraná alcançou um máximo histórico devido a uma quebra de 1,2 milhões de toneladas da safra do cereal no estado em decorrência das geadas do inverno. Agora, diante da restrição da oferta de trigo por parte do Mercosul, pelo segundo ano consecutivo, os moinhos brasileiros estão avaliando importar farinha de trigo da Turquia para evitar a falta de abastecimento do insumo.

Uma comitiva comercial turca se reuniu esta semana em São Paulo com respresentantes da Associação Nacional da Indústria de Biscoitos (Anib) e da Associação Brasileira da Indústria de Massas Alimentícias (Abima).

Além dos cortes significativos na produção do cereal no Brasil e no Paraguai, a Argentina também deve ter uma quebra na produção por conta da seca que toma conta das regiões produtivas. 

As estimativas indicam que a safra argentina não deve passar 12 milhões de toneladas, o que renderia apenas 5 milhões de toneladas para exportação, de acordo com Lawrence Pih, presidente do Moinho Pacífico, em entrevista ao programa Mercado & Cia., do Canal Rural. Além disso, os produtores e exportadores não estão vendendo com receio de alguma medida do governo para impedir a exportação.

Segundo Pih, o mercado brasileiro, portanto, possui risco de subir ainda mais. A expectativa é de que o preço do trigo nacional fique entre R$950 e R$1000 por tonelada.

Com informações do InfoCampo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário