Começa oficialmente a safra de arroz 2013/14 no RS

Publicado em 09/10/2013 16:59
10ª Abertura Oficial do Plantio do Arroz foi neste sábado, em Mostardas

Os rizicultores gaúchos, responsáveis por 65% da produção nacional, oficialmente deram início à safra de arroz 2013/14 neste sábado (5/10), em Mostardas (RS). Numa promoção da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e a Associação de Arrozeiros de Mostardas e Tavares foi realizada a 10ª Abertura Oficial do Plantio do Arroz, com a presença de produtores, técnicos, políticos, líderes setoriais e a comunidade regional. A lavoura semeada neste sábado, com uma dezena de autoridades sobre a plantadeira, será colhida no dia 22 de fevereiro, no encerramento da 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz.

Na ausência dos representantes do governo federal, a cadeia produtiva elaborou uma pauta de demandas que serão tratadas com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Governo do Estado nos próximos dias. Entre elas, a rápida definição da política de comercialização até a safra, ampliação das mudanças na legislação tributária estadual para o setor e investimentos do Estado no Instituto Rio Grandense do Arroz e na Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa). A postura do governo federal em controlar inflação limitando preços ao produtor, enquanto há aumentos significativos nos insumos também mereceu críticas.

Uma das boas notícias foi a confirmação da modernização do terminal portuário da Cesa, em Rio Grande (RS), utilizado exclusivamente para arroz. Serão investidos perto de R$ 900 mil na ampliação da capacidade de armazenagem, de carregamento dos navios e descarregamento dos caminhões, além de guindá-lo à condição de depósito alfandegário. O Irga também anunciou investimentos em estrutura de pesquisas e a contratação pesquisadores aprovados em concurso público.

Cerca de 400 pessoas participaram da programação técnica e setorial no Parque de Exposições Zé Terra Machado, do Sindicato Rural de Mostardas, formada pelos pronunciamentos políticos, três palestras técnicas sobre diversificação de culturas em terras de arroz, irrigação e plantio direto. Após a solenidade simbólica de plantio, foi servido um arroz-de-carreteiro pela equipe do Irga. Estiveram presentes no evento, entre outras autoridades, o presidente do Irga, Cláudio Pereira, que representou o governador Tarso Genro, os deputados federais Jerônimo Goergen (PP/RS) e Alceu Moreira (PMDB/RS), o presidente da Câmara Setorial do Arroz, Francisco Schardong, que também representou a Federação da Agricultura e Pecuária do RS (Farsul), o presidente da Cesa, Márcio Pilger, e o presidente do Sindicato Rural de Mostardas, Janio Cardoso dos Santos.

O presidente da Federarroz, Henrique Osório Dornelles, destacou a expressiva presença de produtores da região e de líderes setoriais que consolidaram uma posição de unidade nas demandas, formando uma pauta proativa para os próximos debates. Também enfatizou a importância do setor reduzir seus custos, qualificar a gestão da propriedade e da comercialização e fortalecer suas entidades no sentido de buscar junto aos governos federal e estadual soluções para problemas além das porteiras. Alexandre Velho, presidente da Associação de Arrozeiros de Mostardas e Tavares e o prefeito de Mostardas, Alexandre Lopes, destacaram o envolvimento da comunidade com o evento e convidaram os presentes para participarem, de 20 a 22 de fevereiro de 2014 da 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Federarroz

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário