Abertura Oficial do Plantio do Arroz será norteada pelo aumento dos custos da produção

Publicado em 21/08/2014 10:28
O atraso no cultivo do solo e a possibilidade de El Nino também preocupam setor orizícola

A Federação das Associações dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul-FEDERARROZ, promove no próximo dia 29 de agosto, a Abertura Oficial do Plantio do Arroz. O evento irá acontecer no Auditório da Farsul, nas dependências do Parque Assis Brasil, em Esteio.

A 11º edição do evento terá como tema central Custos de Produção: Eficiência e Economia, onde o setor julga ser o cenário de muita cautela. "A agricultura, de forma geral, vive um momento delicado.  Os produtores brasileiros, independente da cultura, estão sentindo o aumento dos custos e ao mesmo tempo a estagnação ou queda dos preços dos produtos. Quase batendo o teto, fatalmente a produtividade não mais esconderá esse problema.", pontua o presidente da Federarroz, Henrique Osório Dornelles.

O coordenador científico do CEPEA/ESALQ, professor Geraldo Barros, palestrante da parte econômica irá mostrar o desempenho do agronegócio brasileiro no contexto macroeconômico na última década e perspectivas futuras. "O agronegócio tem mantido uma base para o crescimento da economia brasileira, que, no entanto, esbarra na ineficiência da indústria e na falta de políticas macroeconômicas consistentes" ressalta o prof. Geraldo Barros que também fará abordagem sobre o mercado internacional. "Até quando podemos contar com a China? Como se preparar para uma redução do crescimento dos países emergentes? Como vencer o desafio de entrar nos países mais ricos?", argumenta o coord. do CEPEA/ESALQ.

Também farão parte deste painel o economista chefe do Sistema FARSUL, Antônio da Luz e o diretor da Connectere Agrogestão, Marcelo Lagemann.

Outros subtemas também serão tratados durante o evento, como Mecanização: Operando e Economizando, tendo como palestrante o Engenheiro Agrônomo e professor da UFSM, José Fernando Schlosser, com as contribuições técnicas dos representantes das montadoras John Deere e Massey Ferguson. A Aplicação Correta e Eficiente de Fertilizantes, também será debatida com o Engenheiro Agrônomo do Irga, Rodrigo Schoenfeldt, juntamente com o ponto de vista da EMBRAPA Clima Temperado, representada pela pesquisadora Walkyria Bueno Scivittaro.

25ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz - O dia 29 de agosto, também será marcado pelo lançamento oficial da 25ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que irá acontecer de 5 a 7 de fevereiro de 2015, no município de Tapes-RS. O momento também será notado pelo lançamento do programa Arroz Protegido, parceria firmada entre a FEDERARROZ e a TOVESE Corretora de Seguros, com o objetivo de proteger a lavoura contra sinistros como granizo, vendaval e replantio por excesso de chuvas.

Mudança de Local - Diferente das edições anteriores, a abertura do Plantio não será realizada em Tapes, cidade sede da Abertura da Colheita do Arroz de 2015. A nova gestão da entidade arrozeira está atendendo ao pedido de seus produtores definido durante a elaboração do planejamento estratégico para início da gestão 2013/2016.  O principal motivo da decisão foi a otimização da agenda dos produtores face a proximidade do período de plantio e a proximidade do maior evento agropecuário da América Latina. "Estamos trazendo informações técnicas e administrativas ao produtor. Ao mesmo tempo, mostrando nossa preocupação à sociedade quando da inflação por custos", ressalta Dornelles.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Federarroz

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário