Paraguai cresce 30% em exportações de arroz

Publicado em 20/10/2016 15:06

O volume de exportação de arroz da safra 2015/16 do Paraguai alcançou um aumento de 30%, estabelecendo assim um recorde absoluto, segundo o último relatório divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

O total enviado somou 480 mil toneladas, enquanto na safra anterior este volume foi de 370 mil toneladas. A diferença positiva, portanto, foi de 110 mil toneladas, o que consolida o Paraguai como referência no mundo para a comercialização do produto.

De acordo com o relatório, o Paraguai agora ocupa o 11º lugar entre os maiores exportadores de arroz. Os maiores comerciantes foram a Índia, com 10,4 milhões de toneladas, a Tailândia, com 9,2 milhões de toneladas, o Vietnã, com 5,4 milhões de toneladas, o Paquistão, com 4,2 milhões de toneladas, os Estados Unidos, com 3,4 milhões de toneladas e Myanmar, com 1,4 milhões de toneladas.

Financiamento

Por outro lado, cerca de 70 agricultures do departamento de Misiones iniciaram uma manifestação na segunda-feira (17) para pedir ao Banco Nacional de Fomento (BNF) que o plantio do arroz seja financiado. Os arrozeiros colocaram seus maquinários ao lado da Rota 1, à altura do km 230, Cruce Santa María, para manifestar seu pedido, informou a União de Grêmios da Produção (UGP).

Andrés Maidana, diretor da Coordenadoria Agrícola do Paraguai (CAP), disse que mais de 140 produtores não estão conseguindo financiamento para iniciar a nova safra, logo, 6.000 hectares podem ser perdidos. A maioria dos produtores de arroz são arrendatários e não contam com título de propriedade, portanto, pode não ser possível que tenham os financiamentos liberados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Izadora Pimenta, com informações do ElAgro.com.py
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário