Na Europa, culturas devem sobreviver ao inverno apenas com danos limitados; na Ucrânia, trigo está sob atenção
Os produtores da Europa passam pelo inverno sem grandes danos nos cultivos causados pelas geadas, como informa a Comissão Europeia.
Apesar de algumas perdas registradas na Escandinávia, na Alemanha, na Espanha, na Hungria e na região do Mar Negro, a Comissão afirmou que os danos "permanecem limitados".
No entanto, a Ucrânia ainda preocupa, pois uma espessa camada de neve, que protegia o trigo de inverno, poderia começar a causar problemas se durar por muito mais tempo.
A ameaça na Ucrânia
A Comissão diz que "a situação é delicada no centro e no nordeste da Ucrânia", devido à espessa camada de neve.
Nestas regiões, os cultivos de inverno são protegidos pela neve, mas quando essa cobertura é persistente, ela pode causar problemas de respiração para as culturas subterrâneas e aumentar a probabilidade de mofo de neve.
Logo, se a cobertura perdurar até o final de fevereiro, a produção de trigo poderá ter danos expressivos.
Receio gerado pela seca
Um déficit persistente de chuva é registrado em algumas partes da Europa Central e do Nordeste, estendendo desde a Alemanha até a Finlândia.
Nessas regiões, a chuva seria bem-vinda para restaurar as reservas de água no solo à medida em que a primavera se aproxima. No entanto, as condições ainda não apresentam uma situação preocupante de imediato para as lavouras.
Previsões
Na semana passada, a consultoria Strategie Grains previu a safra de trigo mole de 2017 em 143,8 milhões de toneladas.
Esse aumento é de 6% em relação ao ano passado, com base em condições normais após o ano anterior, quando a França, principal produtora de trigo da União Europeia, registrou uma colheita muito fraca.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Feijão/Cepea: Mercado segue pressionado por demanda enfraquecida
SindArroz-SC defende incentivo à exportação para reduzir efeitos da crise econômica
China mantém inalteradas previsões para milho e soja 2026/27
Conab: Produção de grãos deve atingir 358,6 milhões de toneladas na safra 2025/26
Leilão de Pepro comercializa 22,7 mil toneladas de arroz gaúcho
Exportações somadas de milho, soja e farelo do Brasil ao Irã sofrem pouco apesar da guerra