Mercados futuros da Argentina pretendem negociar 50 milhões de toneladas de grãos neste ano

Publicado em 16/03/2017 09:43
54 exibições

Com uma safra agrícola estimada em 120 milhões de toneladas - considerando os grãos totais - alguns mercados a futuro da Argentina, como o Matba (Buenos Aires) e o Rofex (Rosario - Santa Fe) confiam que o volume de negócios pode superar as 50 milhões de toneladas para o próximo ano.

Até o momento, o recorde de operações com futuros de grãos se deu em 2012, com 44,5 milhões de toneladas negociadas. No ano passado, o volume chegou a pouco mais de 32,6 milhões de toneladas entre ambos os mercados.

Agora, com o novo contexto de políticas para o setor agropecuário e a interconexão da operação de ambas as entidades, a aposta é crescer 20% a 25% anualmente, ou seja, cerca de 10 a 15 milhões de toneladas por ano, conforme calculou o presidente da Rofex, Andrés Ponte, em entrevista ao jornal El Cronista.

O presidente da Matba, Marcos Hermansson, concordou com a estimativa e agregou que o crescimento da safra agrícola vem após o fim dos direitos de exportação sobre os produtos (com exceção da soja) e da abertura comercial dos mercados.

A Argentina passou de uma safra de trigo de 9 milhões de toneladas para 18 milhões de toneladas, de acordo com o Ministério da Agroindústria do país. O milho, de 30 milhões de toneladas, está estimado entre 37 a 38 milhões de toneladas.

Tradução: Izadora Pimenta

Tags:
Fonte: Agrositio

Nenhum comentário