Em meio a uma seca recorde, Austrália tem alta nos preços do trigo

Publicado em 16/06/2017 10:13

As preocupações crescem em torno da safra recém-plantada de trigo da Austrália, em meio a uma seca recorde na Austrália Ocidental.

No país, os futuros em Sydney para entrega em janeiro alcançaram AUS$265 a tonelada na quarta-feira (14), o maior nível em um ano, refletindo as preocupações domésticas, bem como o levantamento dos preços internacionais por conta da seca no cinturão de trigo primavera dos Estados Unidos.

Na Austrália Ocidental, que é a principal produtora de trigo do país, a umidade do solo está relativamente baixa, de acordo com a empresa Lanworth. Os níveis também estão abaixo da média no sul da Austrália, Nova Gales e Queensland.

A Lanworth acrescentou que as previsões meteorológicas são para pouca ou nenhuma chuva na próxima semana e algumas chuvas no final de junho, com temperaturas relativamente quentes.

"O padrão quente e seco irá piorar o déficit de umidade do solo", aponta a empresa.

Desenvolvimento da seca

Os comentários vieram quando a Lanworth fixou a safra australiana em 23,2 milhões de toneladas - 1 milhão de toneladas abaixo da previsão da agência oficial Abares nesta semana, que por sua vez também esteve menor do que as estimativas do Conselho Internacional de Grãos e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

"Embora as temperaturas frescas tenham dominado nas porções do sul e leste da Austrália, diminuindo a evaporação da umidade do solo, a seca em desenvolvimento ainda representa grandes riscos para a produção de trigo e limita o potencial de produção", disse a Lanworth.

Peter McMeekin, gerente na Nidera Austrália, disse que "praticamente toda a área de cultivo agora precisa de chuva para germinar e/ou ser plantada adequadamente, à medida em que passamos para a fase de inverno mais fria e menos vigorosa da estação de crescimento".

Pico nos preços

McMeekin acrescentou que "a preocupação com a produção se refletiu nos valores domésticos nas últimas três semanas".

A AgVantage, com sede em Nova Gales do Sul, disse que "o trigo teve uma semana emocionante com os preços começando a subir de uma maneira atraente".

"Se o norte de Nova Gales do Sul não tiver uma boa temporada, isso eliminará uma grande quantidade de área protéica primária e, portanto, o suprimento de trigo protéico da Austrália, aumentando o déficit protéico em todo o mundo", disse a AgVantage.

Primeiros dias

A AgVantage acrescentou que "o nordeste da Austrália está no meio de um inverno seco e frio atualmente, sem muita umidade prevista para o futuro próximo".

No entanto, a empresa também observou que a situação deverá ser monitorada até agosto, quando o potencial da safra será expressado.

 

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agrimoney

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário