Argentina: trigo sofre danos por geadas em Córdoba; produtores também optam por grão de bico

Publicado em 28/06/2017 13:12
187 exibições

A Bolsa de Cereais de Córdoba (BCCBA), na Argentina, em seu levantamento periódico de cultivos, detectou danos por geadas no trigo e no grão de bico.

De acordo com a terceira estimativa de plantio de inverno para a safra 2017/18 da BCCBA, se estima uma superfície de 1.447.956 hectares de trigo, 3% a menos em relação à safra passada.

As maiores perdas na superfície de trigo se darão no norte da província, cedendo mais espaço para o grão de bico. Isso ocorre por conta da falta de água no solo para cumprir os requerimentos do trigo e dos preços do mercado, que são mais favoráveis ao cultivo alternativo.

As primeiras geadas do ano danificaram as plantas de trigo, especialmente ao tecido fotossintético nos plantios dos últimos dias de maio e do mês de junho. Até a data, os cultivos se encontram em estágios entre germinação e as primeiras folhas emergidas.

O cultivo de trigo, em geral, tem boa adaptação às baixas temperaturas durante grande parte do ciclo, mas há circunstâncias nas quais as mudanças bruscas de temperatura podem afetar tecidos em crescimento ativo.

A área de grão de bico é estimada em 65.691 hectares, 18% a mais do que no ano passado.

Com informações do Infocampo

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário