Metade da área com trigo no PR está suscetível a geadas desta semana, avalia Deral

Publicado em 17/07/2017 18:02

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A forte massa de ar frio que passará pela região Sul do país ao longo desta semana coloca em risco parte importante das lavouras do principal Estado produtor do país, o Paraná, onde cerca de 450 mil hectares estão suscetíveis a perdas por causa de geadas.

"É praticamente metade das lavouras... Diria, hoje, que a área que mais preocupa é o oeste do Paraná. O norte preocupa um pouco menos", afirmou à Reuters o analista do Departamento de Economia Rural do Estado (Deral), Carlos Hugo Godinho.

Conforme o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o frio mais intenso será observado na quarta-feira, com possibilidade de geada "forte" na parte sul do Estado, onde o trigo é plantado mais tarde, e "moderada" no oeste. No norte, há previsão de geadas fracas.

Já para o milho, cuja colheita de segunda safra deve alcançar 30 por cento da área nesta semana no Paraná, a preocupação é menor.

"Poderá haver perda de qualidade, mas dificilmente de produtividade", afirmou Edmar Gervásio, técnico de milho do Deral. A cultura no Estado já está em estágio avançado de maturação, o que reduz acentuadamente a possibilidade de perdas.

O Deral estima produção de 13,8 milhões de toneladas de milho no Paraná em 2016/17, em uma área de 2,4 milhões de hectares. Para o trigo, a expectativa é de 3,07 milhões de toneladas, com 977 mil hectares.

(Por José Roberto Gomes)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário