Novas regras ameaçam importação de trigo paraguaio pelo Brasil

Publicado em 25/10/2017 09:09

A Câmara Paraguaia de Exportadores e Comercializadores de Cereais de Oleaginosas (Capeco) divulgou um comunicado pelo qual expressa sua preocupação a respeito de um novo fato que poderá influenciar na comercialização do trigo da nova safra para o mercado brasileiro.

A Normativa Conjunta nº1, divulgada pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que foi publicada em Diário Oficial, contém novos limites máximos de resíduos de produtos agroquímicos em produtos vegetais mais restritivos do que os estabelecidos no Codex Alimentarius.

Além disso, a publicação da Resolução nº177, da Anvisa, que proibe o uso de paraquat como dessecante, além de outras medidas, elevaria o custo de produção do trigo paraguaio, que terá de substituir o produto por outros, de preços maiores.

O presidente da Capeco, José Berea, explicou que o Brasil é um mercado importante para o Paraguai e que já havia um acordo com o setor industrial brasileiro para reconhecer a qualidade do cereal do país vizinho.

Em 2016, o trigo paraguaio teve como principal destino o Brasil, com 99% de participação.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
ElAgro.com.py

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário