Paraná começa colheita de milho e deve iniciar a de soja ainda nesta semana, diz Deral

Publicado em 06/02/2018 11:04

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O Paraná deu início à colheita do milho de primeira safra e deve começar ainda nesta semana os trabalhos envolvendo a soja da temporada 2017/18, dada a melhora nas condições climáticas, disse nesta terça-feira o diretor do Departamento de Economia Rural do Estado (Deral), Francisco Carlos Simioni.

Pelas informações mais recentes do órgão da Secretaria de Agricultura paranaense, a colheita do chamado milho verão alcança 1 por cento da área, ligeiramente abaixo do observado há um ano, conforme Simioni.

"É um atraso que não preocupa. É um atraso ocasional, que pode ser superado com uma semana de sol", destacou ele em entrevista à Reuters, acrescentando que tais condições climáticas já permitem isso.

No caso da soja, a colheita ainda não começou, mas deve se iniciar nesta semana e avançar com força, com os produtores justamente buscando tirar vantagem do tempo mais seco.

"No ano passado já havia colheita, não muito, 1 ou 2 por cento. O que atrasou neste ano foi a chuva, de 25 de dezembro até o final de janeiro, o que alongou o ciclo", explicou o diretor do Deral.

O Estado está entre os maiores produtores de grãos do Brasil.

"Agora estamos com quatro dias de tempo firme... Com isso o pessoal vai entrar firme colhendo soja e plantando milho (de segunda safra)."

Até o momento, 2 por cento do chamado milho safrinha foi semeado no Estado, segundo o Deral.

Pelas estimativas mais recentes do Departamento, o Paraná deve colher menos de 3 milhões de toneladas de milho verão neste ano e mais de 19 milhões de toneladas de soja. A área a ser semeada com milho safrinha deve atingir 2,15 milhões de hectares.

(Por José Roberto Gomes)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • André Borsa Boa esperança do iguaçu - PR

    Deral bem atrasado, faz 15 dias que colhi o milho e faz uma semana que comecei a soja!

    1