Rússia não vê necessidade de limite à exportação de grãos

Publicado em 03/09/2018 15:15

LOGO REUTERS

MOSCOU (Reuters) - O Ministério da Agricultura da Rússia não vê necessidade de impor uma taxa sobre as exportações de grãos ou limitá-las de qualquer outra maneira, disse a pasta em comunicado após uma reunião com exportadores nesta segunda-feira.

Os preços do trigo na Bolsa de Chicago, uma referência global para os grãos, receberam suporte na semana passada de especulações de que a Rússia, um dos maiores exportadores de grãos do mundo, limitaria as exportações de trigo mais tarde na temporada devido a uma redução de sua safra.

"O mercado (russo) de trigo está estável agora", disse o ministério em comunicado. A pasta também disse que não vê nenhum fator que leve a um crescimento no ritmo das exportações russas ou uma mudança significativa no equilíbrio entre a oferta e a demanda.

A safra 2018 russa do cereal deve recuar de um recorde de 85 milhões de toneladas em 2017. Ainda será uma grande safra na comparação com a média dos últimos cinco anos, mas operadores disseram que há uma certa pressão para que a exportação de grãos seja limitada em algumas regiões atingidas pelo tempo seco em agosto.

Dois comerciantes disseram que o clima da reunião com o ministério estava calmo e mostrava que a pasta estava menos nervosa com a diminuição da safra russa e o aumento das exportações de grãos.

"O clima está mudando", disse um dos comerciantes, comparando a atual atitude do ministério em relação às exportações com a postura adotada em uma reunião anterior em agosto.

Depois da reunião de agosto, exportadores presentes na reunião disseram que a Rússia poderia considerar limitar a exportação de grãos quando o volume embarcado chegasse a 30 milhões de toneladas, incluindo 25 milhões de toneladas de trigo, na temporada 2018/19 que começou em 1º de julho. O ministério negou que limites à exportação tenham sido discutidos.

(Por Polina Devitt)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário