Agroconsult vê alta de 13% na receita com safras de grãos e algodão do Brasil em 2018

Publicado em 28/09/2018 20:08

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A receita obtida por produtores de soja, milho, trigo e algodão do Brasil em 2018 deve crescer pouco mais de 13 por cento ante o ano anterior, para 186 bilhões de reais, com variação do dólar sustentando os preços e também sob influência dos prêmios pagos por chineses em guerra comercial com os EUA, segundo estudo da Agroconsult.

Essa alta na receita ajudou a compensar com folga a elevação dos custos, avaliou estudo da consultoria, que aponta também a possibilidade de um novo forte aumento nos ganhos dentro da porteira das fazendas em 2019.

O crescimento do faturamento na safra 2017/18 garantiu boas margens operacionais para os produtores, acrescentou a Agroconsult, salientando que a geração de caixa (medida pelo Ebitda) daqueles produtores deve atingir no período 52 bilhões de reais, versus 30 bilhões de reais em 2016/17.

Segundo a Agroconsult, o ano seria ainda melhor sem o aumento nos custos dos fretes, após a instituição de uma tabela de preços para o transporte rodoviário depois da greve dos caminhoneiros, que gerou custos adicionais estimados para a cadeia produtiva de 5 bilhões de reais.

"O impacto do frete para o produtor é um desconto no valor do produto, mas como tivemos câmbio favorável e prêmios, por conta da guerra comercial (dos EUA contra a China), o produtor rural sentiu menos o impacto", disse o sócio analista da Agroconsult Marcos Rubin à Reuters, dizendo que as tradings sofreram mais com o custo adicional dos transportes.

Ele ponderou que, se as incertezas políticas que fizeram o dólar disparar 25 por cento de janeiro a setembro --ajudando na formação de preços das commodities em reais-- forem dirimidas, e se a guerra comercial entre EUA e China esfriar, os fundamentos do mercado, com grandes safras nos EUA, poderiam pressionar a rentabilidade do produtor brasileiro.

Enquanto o dólar estiver em alta e a disputa entre EUA e China prosseguir, beneficiando o Brasil, a tendência é de que os ganhos dos brasileiros continuem firmes.

Assim, o cenário atual da Agroconsult projeta uma receita de 208 bilhões de reais com a produção de soja, milho, trigo e algodão no ano que vem, 12 por cento mais do que na safra de 2018.

"Mas o fato é que há muita incerteza a respeito de fatores que interferem diretamente nesse resultado. Mais de dois terços do adicional de receita previsto se devem a aspectos alheios aos fundamentos da oferta e da demanda, como o câmbio e os movimentos de mercado causados pela guerra comercial...", diz o estudo.

Enquanto isso, os custos dos fretes rodoviários em 2019, na comparação com a situação anterior à tabela, subiriam 6 bilhões de reais em 2019, o que aponta para novos descontos ao valor pago aos produtores.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário