Produtores de arroz no sul do RS sofrem com chuvas intensas e risco de perder até 50% da safra

As fortes chuvas que caem na região sul do Rio Grande do Sul também ameaçam os produtores de arroz. O mês de janeiro apresenta volumes históricos de chuva e enchentes em diversos rios como Uruguai, Santa Maria e Rio Negro pelos grandes volumes em pouco tempo.
“O arroz irrigado, em sua grande maioria cultivado nas áreas de várzea e encostas, hoje devemos ter mais de 50% dessas áreas com bastante água e sob enchente. Outro fator é o grande número de dias nublados e o arroz necessita da luz solar para acumular os nutrientes necessários para o enchimento dos grãos. Então, estamos muito preocupados com as possíveis quebras nas lavouras de arroz, principalmente se confirmarem essas previsões, continuar chovendo e as lavouras ficarem três ou quatro dias em baixo da água e, aí sim, podemos ter mortes de plantas e produtores com prejuízos de até 50%”, afirma Rodrigo Borba Móglia, presidente do Sindicato Rural de Bagé/RS em entrevista para o Notícias Agrícolas.
Diante desse cenário, o produtor deve buscar reduzir os custos e aguardar que as chuvas parem de atingir a região para poder garantir a produção nessa safra, sob risco de não conseguirem fechar a conta dos custos de produção que aumentaram muitos nos últimos anos e até mesmo deixar o cultivo do arroz, substituindo-o por outras culturas.
“O produtor deve segurar de toda maneira os custos de produção. Nós já tivemos aqui uma redução de 10% na área plantada de arroz justamente por essa baixa remuneração da cultura. Os produtores que permanecem na cultura permanecem as custas de sua eficiência e aumento da produtividade, mas em determinado ponto a corda estica até que arrebenta. Nós já temos muitas áreas que foram substituídas por soja e até mesmo pela pecuária e, se confirmando essas quedas e os preços não melhorarem, provavelmente no próximo ano teremos uma diminuição ainda maior na área de arroz”, comenta Móglia.
Confira a entrevista completa do presidente do Sindicato Rural de Bagé, Rodrigo Borba Móglia.
0 comentário
Plano Safra pode não alcançar arrozeiros sem renegociação de dívidas
Semeadura da canola está quase concluída no Rio Grande do Sul
Preços do arroz cedem após meses de alta
Plantio do trigo está quase finalizado no Paraná e lavouras se desenvolvem bem
Calor recorde coloca em risco a safra de grãos na França
Canola tem área de cultivo duplicada no Rio Grande do Sul