Brasil exportará arroz beneficiado para México, anuncia ministra Tereza Cristina

Publicado em 13/05/2019 11:08
Em contrapartida, Brasil importará feijão mexicano. A ministra fez o anúncio no Japão, onde participa da Reunião dos Ministros da Agricultura do G20

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) anunciou neste sábado (11) que o Brasil passará a exportar arroz beneficiado para o México, e em contrapartida o país importará o feijão mexicano.

A ministra está em Niigata, no Japão, onde participa da Reunião dos Ministros da Agricultura do G20. Na cidade japonesa, ela reuniu-se com o secretário da Agricultura e Desenvolvimento Rural do México, Victor M.Villalobos, para anunciar a abertura de mercado para o arroz brasileiro.

Tereza Cristina destacou que todos os requisitos fitossanitários foram cumpridos pelos dois países. A venda de arroz para os mexicanos era uma demanda antiga dos produtores brasileiros, segundo a ministra.

“Quero dizer da felicidade dos nossos produtores de arroz, principalmente do Rio Grande do Sul, que esperavam por essa oportunidade de exportar arroz para o México. Recebemos o feijão mexicano para completar o nosso prato principal, o arroz com feijão”, disse Tereza Cristina, ao lado do secretário do México. Os mexicanos importam cerca de 80% do arroz que consomem.

Neste sábado, o Ministério da Agricultura e o Ministério das Relações Exteriores divulgaram nota conjunta sobre a abertura de mercado para a exportação de arroz beneficiado para o México. 

Rússia

Em outro encontro bilateral, Tereza Cristina reuniu-se com o vice-ministro da Agricultura da Rússia, Sergey Levin. Eles trataram da retomada das exportações brasileiras de proteínas animais e abertura para venda de farinhas e gorduras de origem animal aos russos.

AG-5

A ministra participou ainda de encontro do AG-5, grupo integrado por Brasil, México, Argentina, Canadá e Estados Unidos, as cinco maiores economias agrícolas das Américas.

“Somos todos grandes exportadores, competimos entre nós, mas temos uma grande agenda em comum”, disse Tereza Cristina.  

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário