Deputados Estaduais do RS ouvem pleitos do setor arrozeiro gaúcho
A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) reuniu nesta quinta-feira, 5 de setembro, 11 deputados estaduais que fazem parte da Frente Parlamentar Agropecuária da Assembleia Legislativa Gaúcha. Na ocasião, os dirigentes da entidade apresentaram a linha de atuação da federação em defesa da orizicultura gaúcha e os principais pleitos do setor em âmbito estadual.
Segundo o presidente da Federarroz, Alexandre Velho,o objetivo foi o de mostrar o que a entidade vem pleiteando, mas também buscar o apoio da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha para as demandas dos arrozeiros. “O arroz é um importante produto não só para o Estado mas para todo o país pelo protagonismo que o Rio Grande do Sul tem no mercado nacional e esperamos deixar claro a importância do produto e o impacto econômico e social para o Estado”, destacou.
De acordo com Velho, a Federarroz continua com três pautas prioritárias em relação ao Estado, que é a redução temporária do ICMS do arroz em casca, maior eficiência no Porto de Rio Grande para o produtor viabilizar a exportação e a valorização do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) com investimentos no instituto para atender a cadeia orizícola.
Participaram do encontro os deputados Rodrigo Lorenzoni (DEM), presidente da Frente Parlamentar Agropecuária gaúcha, Any Ortiz (Cidadania), Edson Brum (MDB), Elton Weber (PSB), Ernani Polo (PP), Eric Lins (DEM), Fábio Branco (MDB), Frederico Antunes (PP), Gabriel Souza (MDB), Luiz Fernando Mainardi (PT) e Sérgio Turra (PP). Também estiveram presentes o vice-presidente da Fetag/RS, Nestor Bonfanti, e do diretor da Farsul, Hermes Ribeiro.
0 comentário
Produção de grãos da China aumenta 1,2% em 2025, atingindo novo recorde
SC: Câmara Setorial de Grãos discute impactos do clima na safra de milho
Em novembro, IBGE prevê safra de 345,9 milhões de toneladas para 2025 e de 335,7 milhões de toneladas para 2026
Conab: Produção de grãos na safra 2025/26 está estimada em 354,4 milhões de toneladas
Arroz/Cepea: Demanda esboça reação, mas preço segue em queda
Planície Costeira Externa é a primeira região a finalizar semeadura de arroz no Rio Grande do Sul