Frio intenso e algumas geadas comprometem avanço da colheita de soja e milho nos EUA

Publicado em 04/10/2019 16:40

LOGO nalogo

Se o plantio e o desenvolvimento das lavouras tiraram o sono dos produtores norte-americanos em praticamente todas as regiões de produção dos EUA, o período de colheita não tem sido diferente. Já há diversas regiões onde o frio intenso, as primeiras geadas e até mesmo a neve comprometem severamente o andamento dos trabalhos de campo. 

No início desta semana, as temperaturas baixaram muito em estados como a Dakota do Sul, Dakota do Norte e Nebraska. Para o meteorologista do site americano AccuWeather, Dale Mohler, essas baixas temperarturas, porém, não foram generalizadas. 

No entanto, nestes estados, as temperaturas chegaram a 0ºC em alguns locais, provocando alguns prejuízos aos produtores locais. Segundo o meteorologista, para começar a causar danos sérios as temperaturas já teriam que ser negativas. 

A foto abaixo é de Daniel Eslinger, publicada em 2 de outubro, em sua conta no Twitter, mostrando as condições dos campos em sua propriedade na Dakota do Norte.

Dakota do Norte

Já a imagem a seguir foi publicada pelo perfil BleedGreen no Twitter e também ilustra o quadro no mesmo estado. 

Colheita na Dakota do Norte

Há problemas sendo observados ainda no Nebraska e no Kansas, como mostram as fotos abaixo. O estado de Minnesota também registra algumas complicações. 

Colheita no Kansas

Kansas - Foto do Twitter da empresa BTI John Deere

Cortland, Nebraska - EUA 2019Cortland, Nebraska - EUA 2019

Cortland, Nebraska - EUA 2019Cortland, Nebraska - EUA 2019

"É preciso que o tempo seque um pouco, em algum momento, para que nós possamos começar a colheita 2019", disse Brian Buller, pelo Twitter, ilustrando as condições de partes do Nebraska com as fotos acima. 

Segundo especialistas internacionais, o momento é de alerta e preocupação entre os produtores rurais, porém, ainda sem a certeza de que este será um fenômeno capaz de causar grandes perdas e reduzir ainda mais a nova safra de grãos dos Estados Unidos. 

"Ao se tratar de uma 'geada fatal', aí sim poderia causar muitos danos, já que afeta a qualidade dos grãos, obviamente, e atrasa seu processo de secagem, mas sem interrompê-lo. Grãos com menos peso e demora na secagem, é com isso que os produtores têm que se preocupar", explica Dave Mowers, engenheiro agrônomo consultor da GMS Labs e AIM da Heartland, em entrevista ao portal internacional Successfull Farming. 

Estragos mais severos podem ser sentidos, principalmente, no milho que ainda não está completamente maduro. Ainda segundo Mowers, a combinação de uma primavera úmida com uma época de colheita também úmida e uma geada na horizonte criam um ano de incerteza como jamais visto. 

PREVISÃO DO TEMPO

Para a próxima semana, as previsões continuam mostrando condições de tempo bastante frio e úmido nos EUA, em especial nas regiões produtoras. 

"A soja e o milho que estão no noroeste do Corn Belt enfrentam uma séria ameaça do tempo muito frio, que prejudica a conclusão da safra. As previsões de geadas para esta sexta-feira se estendem do Noroeste do Kansas ao oeste de Minnesota, de acordo com os modelos climáticos americanos", diz Bryce Knorr, analista sênior do portal Farm Futures. E os modelos europeus confirmaram o frio das últimas 24 horas. 

Os mapas de temperaturas do NOAA, o serviço oficial de clima dos EUA, mostram boa parte do país com temperaturas abaixo da média para o período dos próximos 6 a 10 dias, ou de 9 a 13 de outubro. Já na sequência, para os próximos 8 a 14 dias, as condições esperadas ficam mais próximas da normalidade para o intervalo. 

Clima nos EUA 6 a 10 dias

Previsão de temperaturas para os próximos 6 a 10 dias - Fonte: NOAA

Clima EUA 8 a 14 dias

Previsão de temperaturas para os próximos 8 a 14 dias - Fonte: NOAA

Sobre as chuvas, as duas imagens mostram condições semelhantes, com chuvas dentro da normalidade ou abaixo do esperado em algumas localidades pontuais. 

Clima nos EUA 6 a 10 dias

Previsão de temperaturas para os próximos 6 a 10 dias - Fonte: NOAA

Clima EUA 8 a 14 dias

Previsão de temperaturas para os próximos 8 a 14 dias - Fonte: NOAA

"Chuvas espalhadas pelo oeste e sudeste do Meio-Oeste do Meio-Oeste americano e do Delta neste final de semana e mais intensas na metade leste do Meio-Oeste na próxima semana deixam a colheita mais lenta. 

USDA

No último boletim semanal de acompanhamento de safras reportado pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) os números mostraram que a colheita da soja já havia sido concluída, até o domingo (29), em 11% da área. No ano passado eram 25% e a média para o período é de 19%. 

Sobre a soja, o USDA informou que 7% da área já foi colhida no país, contra 22% de 2018, nesse mesmo intervalo, e a média dos últimos 5 anos é de 20%.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes| Instagram@jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário