Soja, milho e trigo retomam negócios em 2020 às 11h30 (Brasília), após ganhos anuais em 2019

A primeira sessão de negócios de 2020 na Bolsa de Chicago começa neste 2 de janeiro, às 11h30 (horário de Brasília), depois do feriado de Ano Novo. E há ainda muitas incertezas que seguem rondando o andamento dos preços.
"Os traders continuarão a focar nas manchetes sobre as relações China x EUA até que o acordo seja assinado, porém, na semana que vem, os novos relatórios do USDA também chegam trazendo assunto ao mercado", dizem os analistas da consultoria internacioal Allendale, Inc.
No mercado da soja, os futuros da oleginosa terminaram 2019 em alta, com bons ganhos diante do otimismo de que a fase um do acordo entre chineses e americanos, de fato, comece a reequilibrar o mercado mundial da soja, levando mais demanda à oleaginosa dos EUA.
Nesta terça-feira, 31 de dezembro, o presidente Donald Trump disse, em sua conta no Twitter, que está agendada a assinatura do acordo com a nação asiática em 15 de janeiro, na Casa Branca.
Da mesma forma, disse ainda que nos próximos dias as delegações anunciarão a retomada das negociações para a fase 2 do acordo.
Leia mais:
>> Vou assinar acordo de 'fase 1' com a China no dia 15 na Casa Branca, diz Trump
Segundo dados levantados pela Reuters, o contrato mais negociado da soja encerrou o último ano com alta de 6,8%, registrando no final de dezembro seu melhor preço desde 13 de junho de 2018. No trigo, o ganho anual foi de 11,1%.
Sobre o milho, a alta registrada em 2019 foi de 3,3%. O mercado do cereal tem atuado em uma faixa mais estreita de preços, mas vem construindo importante suporte no mercado internacional, ainda segundo analistas e consultores.
Ainda no radar dos traders para começar 2020, as questões climáticas na América do Sul. A falta de chuvas em algumas regiões do Brasil, Argentina e Paraguai começam a preocupar e podem seguir como fator de suporte para as cotações.
Já as vendas semanais norte-americanas para exportação, as quais são reportadas sempre às quintas-feiras pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) serão divulgadas nesta sexta-feira, 3 de janeiro.
0 comentário
Entidades arrozeiras articulam medidas conjuntas para enfrentar crise da cadeia orizícola gaúcha
Tradings compram arroz em casca a R$ 62 e dão andamento ao escoamento da safra passada
Getap lança premiação nacional para o sorgo e abre inscrições em meio à forte expansão da cultura no Brasil
Arroz/Cepea: Aumento pontual da demanda sustenta valor
Oferta restrita e atraso na colheita sustentam alta do feijão em janeiro, aponta indicador Cepea/CNA
Reunião da Câmara Setorial do Arroz vai buscar alternativas práticas para crise do setor